tendencias-de-sostenibilidad-empres

Com a expectativa de aceleração de uma mudança de longo prazo em direção a empresas com mais responsabilidade ambiental e social em 2022, identificamos quatro tendências de sustentabilidade principais para os proprietários de empresas, incluindo dicas práticas sobre como implementá-las em todo o seu patrimônio.

Quatro tendências de sustentabilidade

Os empresários podem esperar uma aceleração de empresas de pequeno e médio porte mais verdes

Tendência 1

Com os compromissos ambientais em ascensão, as questões ambientais podem ficar cada vez mais alinhadas com os resultados finais. Espera-se que as empresas empenhem um maior foco na eficiência energética e renovem seus esforços para estabelecer cadeias de suprimentos com emissões líquidas zero.

Abordagens não convencionais à redução de carbono incluem a reutilização e a readaptação de resíduos empresariais, enquanto as empresas de maior visão podem explorar estratégias de captura de carbono.

Tendência 2

As empresas podem gerar uma diferenciação mais forte através de suas políticas sociais. Com os crescentes protestos sociais sobre as desigualdades de gênero, raciais e étnicas, os fatores sociais se tornaram fundamentais para empresários e funcionários.

A tendência é sustentada pela introdução de uma regulamentação mais rigorosa sobre empresas equitativas e inclusivas. As empresas podem aproveitar a diversidade, a equidade e a inclusão para impulsionar a inovação e acessar novos mercados.

Tendência 3

A governança continua a ser vital para a sustentabilidade corporativa e deve ser ampliada em seu escopo. Para os investidores, a forma como uma empresa é administrada é decisiva para o desempenho, e a má governança vem a um preço alto, com escândalos relacionados à ESG resultando em perdas substanciais de capitalização de mercado.

O sucesso da governança depende de medidas consistentes de sustentabilidade, de uma compreensão firme das necessidades de informação das partes envolvidas e da adoção de normas em comum.

Tendência 4

As incertezas relacionadas à pandemia e as respostas políticas podem levar a repensar os planos de sucessão e de saída. As questões-chave para os proprietários de empresas ajustando sua estratégia familiar em 2022 são como estabelecer um sistema de governança sólido que envolva todas as partes e como avançar em sintonia com a mudança dos objetivos comerciais, familiares e financeiros.

tendencias-de-sostenibilidad-empresa

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da comunidade LatAm Access+ para acessar todas as nossas análises e tendências.

Explore mais

latam-access-pt-2q-outlook-perspectivas-ubs

2T: Gerenciamento de riscos e posicionamento para o futuro

A invasão da Ucrânia marcará o início de uma nova era de segurança. Leia nossas perspectivas.

private-markets-opportunity-worth-exploring

Investir em mercados privados em 2022: Uma introdução

Entenda por que é cada vez mais importante considerar exposição a mercados privados. 

women-investing

Mulheres e Investimentos: revendo aconselhamento patrimonial

Entenda as diferenças entre as jornadas patrimoniais dos homens e das mulheres.