Quão grande é o patrimônio das mulheres? Quais são as suas necessidades e preferências? De que modo a sua jornada patrimonial difere dos homens? E que tipo de proposta de valor elas estão procurando?

Neste relatório, revisamos as diferenças entre as jornadas patrimoniais dos homens e das mulheres e focamos em como a indústria da gestão de patrimônio pode apoiar melhor as mulheres no controle de suas finanças.

As diferenças na hora de investir

As mulheres consideram o patrimônio uma fonte de segurança ao invés de uma oportunidade

Menos risco

Existem diferenças nítidas entre as jornadas de patrimônio das mulheres e dos homens. Além da diferença salarial, pausas na carreira e responsabilidades com o cuidado dos filhos, as mulheres têm mais aversão ao risco em seus investimentos, preferindo, por exemplo, títulos e propriedades imóveis a ações.
 
As mulheres podem ter menos tolerância a risco porque tendem a subestimar a probabilidade de ganhos. Adquirir mais experiência com investimentos deveria reduzir essa aversão, conforme demonstrado pela geração jovem de mulheres mais alfabetizadas financeiramente.
 
Quando as mulheres investem, tendem a obter resultados melhores do que os homens pelo fato de serem investidoras mais estáveis e com menos propensão a vender em baixas. Enquanto os homens se concentram em puro desempenho e tendências históricas, as mulheres dão mais importância à redução de risco e a um impacto positivo.

Sustentabilidade e impacto

Sustentabilidade e impacto são aspectos essenciais para as mulheres investidoras, que buscam gerar mudanças sociais significativas e levar em consideração fatores baseados em gênero.
 
Como esses aspectos aumentam a confiança das mulheres em relação ao investimentos, as abordagens focadas em sustentabilidade podem ter um impacto positivo pelo fato de incentivar mais mulheres a investir. Quando isso acontece, um consultor de confiança é fundamental, bem como uma abordagem holística abrangendo planejamento patrimonial, planejamento sucessório e seguro de vida.
 
Um outro fator-chave é o fato que as mulheres não são um grupo homogêneo, o que significa que os gestores de patrimônio precisam abordar as necessidades diferentes de viúvas, filhas da geração sucessória e empresárias.

Gestão patrimonial

Que tipo de proposta de valor as mulheres buscam em gestão de patrimônio?  Em vista da diferença salarial e da longevidade maior das mulheres, as soluções de aconselhamento precisam levar em conta as circunstâncias e metas individuais. Os portfólios devem ser construídos para atender essas metas e ajudar as mulheres a ter mais confiança para investir.

Para oferecer uma estrutura personalizada de investimento, o UBS Wealth Way destaca três estratégias:

  1. Estratégia de Liquidez para garantir as necessidades de curto prazo da família e uma capacidade segura de empréstimo, facilitando a gestão do caixa para as mulheres;
  2. Estratégia de Longevidade para ajudá-las a estabelecer uma conexão entre o seu portfólio de investimento e o seu objetivo específico, com um foco particular nas necessidades de aposentadoria;
  3. Estratégia de Legado para transferir o patrimônio através das gerações e exercer um impacto positivo na sociedade.

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da nossa comunidade LatAm Access+ para acessar a todo o conteúdo que oferecemos e disfrutar de uma experiência exclusiva.

Explore mais

Descubra como investir no futuro de Nova York

Nova York emergiu da crise e olha para o futuro com seu tradicional estilo e ousadia.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.

Alinhando interesses, investimentos e impacto

Conheça uma nova visão de investimentos para a mobilização do seu capital.