UBS LatAm Access em português
LatAm Access traz importantes insights de renomados especialistas nos mercados da América Latina e tendências globais.
Decifra-me ou te devoro
15:36Reza a lenda que a Esfinge do Egito dizia a qualquer um que a visitasse, "decifra-me ou te devoro”. Assim, o infeliz visitante não teria escolha a não ser resolver o quebra-cabeça, porque a alternativa era pagar com a sua vida. A nosso ver, a situação não é muito diferente no Brasil agora: a relação entre o governo do presidente Lula e o Congresso está sendo testada. Se o governo Lula for capaz de decifrar os enigmas do Congresso Nacional, o ambiente político pode melhorar nos próximos meses, potencialmente se traduzindo em um resultado positivo para os mercados. Considerando o risco-retorno das classes de ativos no cenário atual, acreditamos que é hora de aumentar o risco na alocação tática de ativos.
O Brasil pode se tornar a próxima Argentina?
17:31Esta é a pergunta mais frequente feita pelos nossos clientes este ano. Esse seria um desejo fervoroso para muitos brasileiros – se estivéssemos falando de futebol. Mas, infelizmente, por "Argentina", eles querem dizer um país cujas políticas econômicas são consideradas inadequadas, no centro da qual está um déficit fiscal descontrolado que leva a uma inflação de três dígitos, baixo crescimento e taxas de pobreza secularmente crescentes. As propostas até agora do novo governo do Brasil nos dão confiança para prever que uma deterioração tão acentuada das finanças públicas do país é improvável. Explico o porque no Podcast!
Possiveis impactos da MP 1.171/23
47:16A MP 1.171/23 foi publicada em 30 de abril e deverá ainda ser aprovada pelo Congresso Nacional. Caso seja convertida em lei, como afetaria a detenção de investimentos offshore? Neste episódio, Mari Yoshioka, Diretora Executiva do UBS Wealth Planning Latin America, conversa com Priscilla Stela Mariano da Silva, do Pinheiro Neto Advogados, sobre os possíveis impactos da MP 1.171/23 e dúvidas frequentes dos clientes.
Os juros voltarão a cair no Brasil algum dia?
23:06Entrevistei meu amigo Alexandre Azara, economista-chefe do UBS-BB, sobre crescimento do PIB, riscos fiscais, inflação, previsão do BRL e composição do BCB. As respostas foram surpreendentes!
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
17:52Desenvolvimentos importantes estão acontecendo em diferentes partes do mundo, tudo ao mesmo tempo. Tudo isso pode impactar decisivamente os mercados nos próximos meses. A economia brasileira não é exceção, e vemos riscos crescentes nos próximos meses. A incerteza em relação à nova âncora fiscal está pesando sobre as perspectivas econômicas, incluindo as expectativas de inflação. Acreditamos que o BCB está aguardando mais clareza sobre essa reforma antes de se preparar para iniciar um ciclo de flexibilização.