Vídeos: Semana de Investimento Sustentável

A série de vídeos Semana de Investimento Sustentável tem o propósito de ajudar você a aprender sobre a melhor maneira de incorporar o investimento sustentável ao seu plano de patrimônio.

Aprenda sobre investimento sustentável com foco nos segmentos de clientes, investimento e filantropia, investimento sustentável no contexto de carteira, como alcançar suas metas e o futuro do investimento sustentável.

Vídeos: Semana de Investimento Sustentável

Explicamos formas de incorporar suas preferências de sustentabilidade em seus portfólios

Vídeo 1

Investimento sustentável com foco nos segmentos de clientes

Neste vídeo, especialistas do UBS falam sobre a demanda por investimentos sustentáveis de cinco segmentos de clientes: investidores multiculturais, mulheres, atletas e apresentadores, geração de hoje e empresários.

 

As discussões revelam que a motivação para investir de forma sustentável está se fortalecendo em todos os segmentos à medida que mais e mais investidores buscam alinhar seus investimentos com seus valores.

 

Em geral, os investidores multiculturais focam em objetivos ambientais e sociais. A poluição e o desperdício são uma preocupação importante para sete em cada dez investidores asiáticos, enquanto a equidade racial é um foco para seis em cada dez investidores multiculturais.

 

Enquanto isso, as mulheres investidoras, especialmente impactadas pela turbulência dos últimos anos, veem cada vez mais o dinheiro como uma ferramenta para promover mudanças. Mais do que nunca, as mulheres estão procurando usar seu poder financeiro, seu poder de compra e seu tempo para apoiar as causas que são de seu interesse. Eles também acreditam que os retornos dos investimentos da ESG serão iguais ou superiores aos dos investimentos tradicionais.

 

Atletas e animadores estão procurando usar o ESG como plataforma de mudança. Estes indivíduos de alto perfil estão alinhados com empresas éticas, principalmente no segmento de alimentos e agricultura.

 

Os compromissos sustentáveis do segmento de clientes da geração de hoje também são impulsionados pela busca de alinhar seus valores pessoais com os investimentos da ESG e seu engajamento se estende ao estilo de vida e às escolhas filantrópicas. Estes investidores querem saber exatamente como seu dinheiro está sendo investido e insistem para que as empresas provem que estão fazendo o que dizem estar fazendo.

 

Por sua vez, os empresários estão procurando demonstrar suas iniciativas de sustentabilidade de forma autêntica a seus clientes e investidores. A equipe do UBS está trabalhando com eles, fornecendo insights e pesquisas para ajudá-los a adotar estratégias sustentáveis em suas práticas comerciais para impulsionar receitas, reduzir custos e fazer a diferença.

Vídeo 2

Investimento e Filantropia

Muitos de nossos investidores podem não estar interessados em trazer o investimento sustentável para suas carteiras, mas têm fortes objetivos filantrópicos. E como parte de seu esforço para causar um impacto positivo, o que fazem com sua carteira e o que fazem com seu capital dedicado à filantropia estão convergindo cada vez mais, no que chamamos de um “processo contínuo de impacto”.

 

Essa abordagem é importante porque a resolução de desafios complexos como a mudança climática ou a perda de biodiversidade requer todos os fundos de capital disponíveis e a gama completa de estratégias e abordagens.

 

Três caminhos podem ser identificados ao longo desse continuum. O primeiro, a filantropia do talão de cheques, que consiste em fazer doações para organizações sem fins lucrativos, tende a carecer de uma investigação ativa sobre como a mudança está sendo alcançada. O segundo, a filantropia estratégica, que é mais voltado para o propósito e leva mais em conta a medição de desempenho. O terceiro, o financiamento social, introduz o capital privado na equação com o objetivo de tratar de questões sociais ou ambientais maiores.

 

Uma consideração importante aqui é o conceito de produtos e resultados. Como a educação, por exemplo. Doar livros a uma biblioteca para aumentar a alfabetização é considerado como um resultado. Mas como os livros são usados? E como os professores são treinados para incorporá-los em seus planos de aula? E, acima de tudo, os livros são relevantes?

 

Para alcançar resultados, é mais estratégico focar no aprimoramento do currículo e na melhoria do treinamento de professores, uma abordagem que também se enquadra na categoria de finanças sociais. Qualquer que seja o tema, essas três etapas são vitais para gerar resultados: identificar suas preferências e objetivos, compreender suas opções e desenvolver um plano para aportar seu capital.

Vídeo 3

Investimento sustentável no contexto de carteira

Ao investir em sustentabilidade, o aspecto vital ao alocar investimentos de carteira é conseguir intencionalidade do ponto de vista do tema, engajamento e impacto, não em termos de, digamos, grandes ou pequenos limites.

 

Naturalmente, uma carteira que incorpore alocações de sustentabilidade precisa apresentar desempenho financeiro, retornando retornos comparáveis ou superiores em relação a uma carteira convencional.

 

Espera-se que a alta inflação persista por algum tempo, devido em alguns aspectos à transição energética e exacerbada pelo conflito na Ucrânia. Carteiras focadas na sustentabilidade podem abordar e se ajustar a esta situação, capturando oportunidades com estratégias alternativas.

 

Ao trazer sustentabilidade para as carteiras, é importante construir um plano financeiro robusto. Os investidores são recomendados a combinar as estratégias de Liquidez, Longevidade e Legado, que chamamos de os 3Ls. A abordagem 3L aloca o patrimônio da família em três estratégias:

  • LIQUIDEZ: para ajudar a fornecer fluxo de caixa para despesas de curto praz
  • LONGEVIDADE: para necessidades de longo prazo
  • LEGADO: para necessidades que vão além da sua vida

 

Olhando além dos investimentos alternativos, as alocações podem ir além dos títulos e ações. O primeiro envolve vínculos de curto prazo destinados a desenvolver a infraestrutura social e física nos países em desenvolvimento; o segundo pode consistir em reorientar alocações para empresas com foco operacional na liderança e na diversidade.

 

Em termos de segmentos, o investimento sustentável tende a ter um viés em direção à tecnologia, como a rede inteligente ou os veículos elétricos. Mas esse viés precisa ser combinado com outros temas, como água e diversidade, com o objetivo de administrar abaixo e acima do peso em relação a uma referência convencional e garantir que os vieses do setor se complementem.

Vídeo 4

Como o investimento sustentável pode ajudá-lo a alcançar suas metas

Conheça a melhor maneira de incorporar o investimento sustentável em um plano geral de patrimônio para atingir as metas de desempenho. No vídeo, especialistas do UBS Chief Investment Office exploram os aspectos e vantagens das estratégias de Liquidez, Longevidade e Legado no campo do investimento sustentável.

 

As estratégias de Liquidez, Longevidade e Legado, que chamamos de os 3L, aloca o patrimônio da família em três estratégias:
 

  • LIQUIDEZ: para ajudar a fornecer fluxo de caixa para despesas de curto prazo
  • LONGEVIDADE: para necessidades de longo prazo
  • LEGADO: para necessidades que vão além da sua vida
     

Graças a um conjunto de modelos de alocação estratégica de ativos do UBS, alinhar essas estratégias com o investimento sustentável nunca foi tão fácil. Os investidores podem optar por uma carteira de investimentos 100% sustentável “logo de primeira” ou adaptar a estratégia de investimento utilizando blocos de construção individuais. 

 

Com ações e títulos em meio a uma venda temporária, agora é um bom momento para mudar as carteiras para investimentos sustentáveis. O primeiro passo para os investidores é identificar as oportunidades de arrecadação de impostos e vender as posições em questão para compensar os impostos a serem recolhidos. Essas receitas podem ser usadas para adicionar blocos de construção de investimentos sustentáveis às carteiras.

 

Usando esses blocos, os investidores podem fazer a transição de suas estratégias de liquidez, longevidade e legado para um investimento sustentável. O potencial ascendente das tendências seculares a longo prazo também pode ser capturado através do aproveitamento de temas sustentáveis a longo prazo. Neste sentido, os fundos de impacto são a maneira mais fácil de conduzir um impacto mensurável sobre as questões ambientais e sociais, mas exigem que os investidores travem seu capital por sete a dez anos, correspondendo assim às estratégias de longevidade e legado.

 

Qualquer que seja a estratégia, é recomendado sempre consultar um consultor financeiro, para obter informações e conteúdo introdutório sobre estes temas e identificar as preferências de IS. 

 

Os investidores podem então trabalhar com seus consultores para conceber uma abordagem de investimento sustentável adequada e alinhada com seus interesses, enquanto mantêm sua carteira no caminho certo para atender às suas expectativas gerais de investimento.

Vídeo 5

O futuro do investimento sustentável

Neste vídeo, olhamos para o futuro do investimento sustentável. O atual ambiente de mercado, dominado pela guerra na Ucrânia e pela inflação, ressaltou a importância da sustentabilidade para todos os investidores - não apenas para os investidores focados na sustentabilidade. Nossos especialistas confirmam a interseção de longo prazo da sustentabilidade e dos investimentos.

 

O ambiente de hoje demonstrou claramente a importância para os investidores sustentáveis de medir como seus investimentos estão realmente contribuindo para a sustentabilidade. De acordo com uma pesquisa do UBS, dois terços dos investidores pensam que o investimento sustentável é uma parte altamente importante de sua estratégia de carteira e quase quatro em cada cinco esperam retornos iguais ou melhores em relação aos investimentos tradicionais. Seguindo adiante, esses clientes veem a sustentabilidade como uma forma de expandir as oportunidades de investimento e gerar resultados ambientais e sociais.

 

Duas tendências emergentes vitais são a personalização e o investimento inclusivo. Cada vez mais clientes estão procurando adaptar suas carteiras às suas preferências específicas de sustentabilidade, desde pessoas, água e clima até saúde e educação. Os clientes também estão cada vez mais interessados na diversidade, equidade e inclusão e estão procurando conselhos personalizados para tratar destas questões.

 

Com cerca de US$ 5 trilhões por ano em investimentos necessários para alcançar as metas do Acordo de Paris para 2050, investir no clima continua sendo um foco crucial e que cria oportunidades substanciais. Os players privados e públicos estão intensificando a inovação em três frentes.

 

A primeira delas é a mitigação, que consiste em investir em negócios e projetos com uma pegada de carbono extremamente baixa. A segunda é a adaptação, envolvendo o desenvolvimento de novas soluções em, por exemplo, energias renováveis e armazenamento de energia. E a terceira é investir em empresas em transição, ou seja, aquelas que pela natureza de seu setor (aço, cimento, etc.) têm dificuldades para diminuir sua pegada, mas estão aproveitando o progresso tecnológico para se alinharem a uma economia de baixo carbono.

Conecte-se a LatAm Access+ para insights exclusivos

Registre-se na nossa comunidade acessar insights exclusivos e ficar à frente das tendências e oportunidades que darão forma ao futuro do seu patrimônio.


Explore mais

Descubra as últimas ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias de investimentos.

Uma introdução às ações: Perguntas mais frequentes

Neste relatório, examinamos diferentes aspectos do investimento em ações.

Uma estrutura de investimento de impacto para futuro melhor

Conheça a estrutura “Definir. Alinhar. Refinar” para obter investimento com impacto