O Prêmio UBS Visionaris de Empreendedorismo Social foi criado em 2004 em parceria com a ONG Ashoka com o objetivo de reconhecer os principais empreendedores sociais no Brasil e México. A cada ano, são reconhecidos quatro empreendedores no México e Brasil que, por meio das suas iniciativas, trabalham para resolver problemas sociais e ambientais de alta complexidade.

Aseguir, conheça os vencedores da edição 2021 do Prêmio UBS Visionaris no Brasil.

Prêmio UBS Visionaris 2021

Conheça os vencedores da edição 2021 do Prêmio UBS Visionaris no Brasil

Vencedor: Instituto Mundo Aflora

potrait of Renata Mendes

Conheça Renata Mendes, do Instituto Mundo Aflora

O Instituto Mundo Aflora oferece possibilidades para que meninas que estão ou estiveram em medidas socioeducativas possam ser cidadãs ativas. A missão da organização é que elas tenham oportunidades dentro e fora dos centros para fazerem novas escolhas e que recebam apoio integral para romper os ciclos de pobreza, trauma e crime.

Focado em adolescentes e mulheres entre 12 e 21 anos, o IMA possui uma abordagem transdisciplinar, com escuta qualificada, que permite uma visão integrada de seu público, colocando suas necessidades no centro das tomadas de decisão. A organização possui programas voltados não só para quando essas adolescentes e mulheres estão dentro dos centros de medidas socioeducativas, mas também depois disso, para a reinserção delas na sociedade. Para isso, trabalha de forma colaborativa e em rede com outras organizações que fornecem apoio psicossocial gratuito, oportunidades de educação e trabalho para as meninas beneficiadas.

CIEDS

potrait of Vandré Brilhante

Conheça o finalista Vandré Brilhante, do CIEDS

O CIEDS transforma vidas por meio dos programas de jovem aprendiz e estágio. Atua nas áreas de educação, empreendedorismo, engajamento comunitário, inclusão social e bem-estar. O Coletivo Aprendiz é uma iniciativa do CIEDS que transforma vidas no município do Rio de Janeiro por meio dos programas de jovem aprendiz e estágio, gerando renda para jovens e suas famílias em vulnerabilidade social para construírem um futuro mais próspero.

Baseado em metodologias ativas de ensino, o coletivo permite que os jovens participantes desenvolvam conhecimentos e competências que os preparem para um ingresso de sucesso no mercado de trabalho. Com isso, a iniciativa procura minimizar três grandes entraves sociais: trabalho juvenil não qualificado, evasão escolar e falta de acesso ao primeiro emprego. Além disso, promove o avanço da erradicação da pobreza, educação de qualidade e redução das desigualdades.

SDW

potrait of Anna Luisa Beserra

Conheça a finalista Anna Luisa Beserra, do SDW

A startup de impacto Sustainable Development & Water for All (SDW) foi fundada em 2015 com a missão de desenvolver tecnologias hídricas e de saneamento inovadoras, que ofereçam mais saúde e qualidade de vida à população de maior vulnerabilidade socioambiental. Em seis anos de atuação, já economizaram mais de R$21 Milhões para a sociedade em saúde, saneamento e educação.

Os projetos sociais implantados pela SDW fomentam o consumo de água de qualidade para a população de regiões do semiárido e, em paralelo, diminui a desigualdade salarial, a incidência de doenças devido à utilização de água não apropriada para consumo e o absenteísmo laboral e escolar devido à tais enfermidades.

Firgun

potrait of Fabio Takara

Conheça o finalista Fabio Takara – Firgun

A Firgun é uma fintech social que busca reduzir a desigualdade ao viabilizar acesso a microcrédito por meio de investimentos coletivos e crédito direto para empreendedores de baixa renda. Como não usa o sistema tradicional de bureaus de crédito, a Firgun também consegue oferecer linhas de crédito com juros acessíveis e burocracia simples, além de um atendimento humanizado, que leva em consideração a realidade de cada cliente.

Com o auxílio de organizações parceiras focadas na capacitação de empreendedores em temas de gestão, a Firgun identifica leads qualificados e consegue oferecer empréstimos para todo Brasil, sempre analisando diferentes variáveis que permitem a classificação dos perfis de menor risco. Assim, a fintech consegue conceder crédito com uma baixa taxa de inadimplência e menor cobrança de juros, criando um ciclo virtuoso que auxilia na redução das desigualdades.

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da nossa comunidade LatAm Access+ para acessar a todo o conteúdo que oferecemos e disfrutar de uma experiência exclusiva.

Explore mais

Year Ahead 2022: Um Ano de Descobertas

Explicamos onde estão as oportunidades mais atrativas para 2022 e a próxima década.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.

Investindo no Brasil: Keep calm and renda fixa

A economia brasileira se recuperou fortemente em 2021 da recessão causada pela pandemia.