Invirtiendo en México

A economia brasileira se recuperou fortemente em 2021 da recessão causada pela pandemia no ano anterior. O crescimento econômico foi próximo de 4,5%, o que foi suficiente para levar o nível de atividade em geral ao mesmo que antes da pandemia. No entanto, a recuperação não veio sem custos. A inflação acelerou para 10%, quase o dobro da faixa superior da meta de inflação do BC.

Leia o relatório "Investindo no Brasil" para saber mais.

Investindo no Brasil

Confira os destaques da última edição do relatório “Investindo no Brasil”

Para 2022, nosso cenário base prevê um menor crescimento econômico e taxas de juros reais mais altas devido ao quadro fiscal enfraquecido. Acreditamos que a próxima administração deve adotar um quadro fiscal consistente, independentemente de quem for eleito presidente em outubro.

Apesar da provável polarização das opiniões dos candidatos, acreditamos que o Congresso manterá uma postura moderada, contrabalançando qualquer proposta radical do eventual vencedor e defendendo a responsabilidade fiscal. Se nossa hipótese estiver correta, achamos que isso permitiria ao Banco Central iniciar um ciclo de flexibilização até 2023.

Acreditamos que o desafio para o próximo presidente é propor e aprovar reformas que permitam um crescimento potencial mais forte para o país sem aumentar a dívida pública a níveis insustentáveis.

Além disso, 2022 terá um ambiente global não tão amigável quanto no ano passado. O Federal Reserve iniciará um ciclo de altas de juros a fim de conter a inflação nos EUA, uma vez que o aspecto transitório da mesma provou não estar tão certo. A menor liquidez em todo o mundo geralmente tem um impacto negativo em termos de fluxos de investidores estrangeiros, mas não prevemos um grande impacto, pois o ciclo de aperto será moderado.

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da nossa comunidade LatAm Access+ para acessar a todo o conteúdo que oferecemos e disfrutar de uma experiência exclusiva.

Explore mais

Tecnologias disruptivas: Investir no ABC da Tecnologia

Conheça as tendências sobre as tecnologias inteligência artificial, big data e cibersegurança.

Oportunidades de investimento em greentech global

Confira onde estão as oportunidades de investimento mais atraentes de curto a médio prazo.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.