As tendências atuais de consumo estão esgotando os recursos naturais a uma taxa insustentável. Com este relatório, lançamos nosso novo tema de investimento: Economia circular. Discutimos as tendências e oportunidade de investimento em três temas: gestão e coleta de resíduos (reciclagem), plásticos (redução) e revenda como serviço (reaproveitamento).

O que a economia circular significa para os investidores

Discutimos os benefícios para as empresas e o planeta

Os principais fatores

Uma carga de lixo municipal é esvaziada em um aterro público. Um novo lote de plástico de uso único é fabricado com materiais derivados de combustíveis fósseis. Um consumidor compra roupas novas que só serão usadas por uma única temporada. Todos esses são exemplos da economia tradicional, que é impulsionada pelo hiperconsumo e pelo desperdício.

 

Em contrapartida, a economia circular é menos impulsionada pelo consumo e mais pelo que é conhecido como "conceito 3R": reduzir, reutilizar e reciclar. A economia circular requer menos recursos e prolonga a vida útil dos produtos. Em nosso último relatório, analisamos mais de perto as tendências emergentes e as oportunidades de investimento apresentadas pela economia circular.

 

Quais são os principais fatores da circularidade?

 

Há várias tendências de longo prazo que conduzem o impulso rumo a uma economia circular. Essas tendências provavelmente também continuarão no futuro. Elas incluem:

 

  1. Regulamentações mais rigorosas: governos de todos os níveis estão introduzindo regras destinadas a mitigar a mudança climática e os danos ambientais que essa provoca;

  2. Escassez de recursos e pressão de custos: o mundo tem recursos finitos, e esses recursos estão sendo consumidos intensamente à medida que a afluência global cresce;

  3. Inovação tecnológica: a tecnologia está possibilitando novas abordagens em uma ampla variedade de setores;

  4. Mudança das preferências dos consumidores: muitos consumidores agora reconhecem a importância de reduzir o consumo para mitigar seu impacto ambiental

 

Embora essas tendências estejam sujeitas a mudanças, nós as vemos como as mais prováveis condutoras do crescimento econômico de longo prazo nas próximas décadas. Portanto, terão um impacto correspondentemente grande tanto no crescimento das empresas quanto no desempenho dos investimentos no futuro.

Economia circular e investimento sustentável

A economia circular é boa para o planeta

 

Essas tendências também beneficiarão o planeta, reduzindo os danos ambientais. As Nações Unidas definiram uma série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses ODS visam atingir a paz e a prosperidade para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro. O ODS 12, Consumo Responsável e Produção, aborda especificamente o consumo e a produção, e pede ações para enfrentar a geração de resíduos.

 

O ODS 12, bem como a legislação nacional e local com objetivos semelhantes, visa reduzir os gases de efeito estufa e preservar o capital natural crítico. Devido à natureza finita dos recursos naturais, como água, terra arável e ar limpo, a sociedade precisa lidar com sua dependência desses recursos. A economia circular faz exatamente isso, reduzindo o consumo de recursos e o desperdício que esse consumo produz.

 

Quem provavelmente se beneficiará?

 

Essas tendências apresentam benefícios tanto para empresas quanto para investidores. Examinamos esses benefícios detalhadamente em nosso relatório “Economia circular - Investimentos de longo prazo”. Também analisamos os três setores individuais que provavelmente se beneficiarão da economia circular no futuro. Esses setores (juntamente com o conceito "R" aplicável) são:

 

  • Gestão e coleta de resíduos (reciclagem)
  • Plásticos (redução)
  • Revenda como serviço (reutilização)

 

Graças ao exame detalhado desses setores, os investidores podem ter uma noção de como a transição para uma economia circular afetará as oportunidades de investimento futuras. Eles também podem determinar como se beneficiar dessas mudanças em suas carteiras. Ao final de cada análise, fornecemos uma conclusão de investimento que resume as oportunidades de investimento para os investidores.

Tendências de longo prazo

O impulso adicional para encontrar soluções na área da economia circular vem de tendências demográficas seculares que identificamos anteriormente como tendências de longo prazo: urbanização e crescimento populacional.

 

Essas tendências, entrelaçadas com o aumento da prosperidade, estão aumentando o volume de resíduos. Como resultado, há uma demanda crescente -tanto de governos quanto de consumidores - por adaptações de economia circular para abordar questões que, de outra forma, piorariam em um cenário de "negócios como de costume".

 

No final do nosso relatório, fornecemos uma lista de referência das empresas envolvidas na economia circular (faça o download aqui). Pretende-se que essas empresas sejam apenas uma referência para investidores que buscam mais informações sobre os participantes da economia circular. Não devem ser interpretadas como recomendações. No entanto, elas podem mostrar aos investidores as oportunidades em potencial apresentadas pelos investimentos neste tema.


Explore mais

Descubra o que os filantropos devem fazer durante uma crise

Apresentamos uma estratégia de filantropia inteligente em resposta a crises humanitárias.

Vídeos: Semana de Investimento Sustentável

Aprenda sobre SI com foco nos clientes, filantropia, portfólios e muito mais.

Vídeos: Você Perguntou, Nós Respondemos

Nesta série, aprenda como identificar empresas sustentáveis e avaliar seu impacto.