Investimento Sustentável

As estratégias de investimento sustentáveis olham além da integração de ESG. Descubra ferramentas eficazes que podem ser incorporadas não apenas em estratégias de investimento sustentáveis, mas também convencionais.

Como integrar a sustentabilidade em suas carteiras

Acreditamos que a sustentabilidade importa para todos os investidores

Além de ESG

Há algum tempo, os investidores demonstram um crescente interesseem temas de ESG: meio ambiente, social e governança. Embora esses fatores tenham se tornado mais populares entre os investidores, eles são suficientes? São suficientes para garantir o desempenho? E são suficientes para garantir o impacto desejado pelo investidor?

 

Acreditamos que a sustentabilidade importa para todos os investidores. Se o foco é principalmente no retorno financeiro ou na condução de resultados sustentáveis, a consideração dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) pode destacar riscos tangíveis e apresentar novas oportunidades de investimento. Examinar sistematicamente os tópicos de ESG pode fornecer uma visão relevante sobre a dinâmica do consumidor em evolução, os gastos do governo, a avaliação e o desempenho financeiro.

Esse processo de integração das informações materiais de ESG em processos fundamentais de análise de investimentos e diligências devidas se tornou rapidamente uma expectativa dominante para a gestão tradicional de investimentos e não é um diferencial de investimento sustentável.

 

Como as estratégias tradicionais de investimento consideram cada vez mais os elementos de ESG em sua análise, a integração de ESG por si só não será mais um diferencial. Em vez disso, esperamos ver o foco contínuo e a diferenciação entre abordagens que vão além de ESG e focam explicitamente na sustentabilidade. É nossa visão de longa data que o investimento sustentável vai além da integração de ESG, mas tem a sustentabilidade como um dos principais impulsionadores da tese de investimento.

 

Os investidores que seguem essas estratégias intencionalmente elevam a importância dos fatores de ESG para a construção geral da carteira e têm a visão de que o foco em questões de sustentabilidade (de diferentes maneiras entre as classes de ativos) está correlacionado positivamente com o desempenho financeiro de longo prazo.

 

Não vemos o investimento sustentável como uma classe de ativos distinta ou uma lista de soluções de fundos. Em vez disso, está relacionado com uma abordagem de investimento que pode ser aplicada de diferentes formas entre as classes de ativos, desde ações e títulos até investimentos alternativos. O principal diferencial do investimento “convencional”? Intencionalidade.

Duas abordagens

Em nossa opinião, o investimento sustentável adota duas abordagens fundamentais, que incluem vários tipos de estratégias de investimento:

 

Foco na sustentabilidade: os objetivos de sustentabilidade representam um elemento central da estratégia de investimento ou características do instrumento. Isso pode ser visto em estratégias de investimento com foco explícito em ações ou dívidas de empresas que são as melhores da classe e demonstram liderança em ESG na forma como operam; em estratégias de investimento construídas com foco em temas de sustentabilidade, como eficiência energética ou saúde; ou títulos cujos rendimentos são destinados a financiar projetos ou iniciativas específicas de sustentabilidade, para citar alguns exemplos.

 

Investimento de impacto: os investimentos demonstram a intenção explícita de gerar um impacto ambiental e social positivo mensurável e verificável, juntamente com retornos financeiros competitivos. Exemplos incluem estratégias de ações de crescimento e capital de risco fazendo investimentos em empresas cujos modelos de negócios abordam desafios específicos de sustentabilidade; estratégias de ações e títulos com foco no engajamento ativo com empresas públicas focadas em resultados de sustentabilidade; e trazer investimentos adicionais para títulos de banco de desenvolvimento multilaterais focados em atividades de desenvolvimento sustentável.

 

Esses são apenas alguns exemplos de possíveis estratégias de investimento, já que o universo dessas estratégias continua a crescer e evoluir. Muitas dessas estratégias, como ações e títulos de líderes de ESG, ou engajamento em ESG, exigem uma avaliação do desempenho operacional das empresas em tópicos de ESG. Outras, como títulos verdes, títulos de bancos multilaterais de desenvolvimento ou estratégias de investimento temáticos em ESG têm um objetivo de sustentabilidade, mas podem não necessariamente focar na avaliação do desempenho operacional das empresas em temas de ESG, mas analisar como fatores de sustentabilidade moldam a tese de investimento para cada valor mobiliário.

Ferramentas úteis

A relevância das questões de sustentabilidade para o desempenho dos investimentos ressalta a relevância das ferramentas relacionadas à sustentabilidade, que devem ser familiares a muitos investidores e que podem ser aplicadas a estratégias de investimento tradicionais ou sustentáveis. Em nossa opinião, estas são:

 

Integração de esg: incorporação de informações materiais de ESG na análise fundamental dos ativos e investimentos de baixo para cima para garantir que todos os fatores relevantes de risco e desempenho sejam considerados

 

Exclusões: eliminação de investimentos em certas atividades, setores ou empresas específicas a fim de minimizar exposições indesejadas ou para alinhar as carteiras com os valores e preferências dos investidores

 

Administração: abordagens do investidor para trabalhar com empresas para incentivar um melhor desempenho em governança e outros tópicos; no caso da sustentabilidade, a administração é focada em tópicos específicos de ESG com espaço para melhorias e muitas vezes focada em contribuições para tópicos relevantes para SDG

 

Os investidores podem incorporar algumas ou todas essas três ferramentas em estratégias de investimento individual ou carteiras globais, independentemente de terem ou não um foco especial em sustentabilidade.

Estrutura do CIO

Descubra como vemos as diversas abordagens e ferramentas que podem ser utilizadas pelos investidores com interesse em sustentabilidade:

 

Investimento "tradicional"

Sem objetivos explícitos de sustentabilidade:

  • Gerencia a sustentabilidade e todos os riscos para o desempenho do investimento;
  • Pode usar ferramentas de ESG, mas essas não conduzem a estratégia

 

Exemplos

  • Estratégias de índice sem IS
  • Estratégias tradicionais que usam informações de ESG para filtrar o universo de investimentos
     

 

Investimentos sustentáveis

Com foco na sustentabilidade:

  • Ter intenção ou objetivos explícitos de sustentabilidade que conduzem a estratégia;
  • Investimentos subjacentes podem contribuir para resultados de sustentabilidade.

 

Exemplos

  • Líderes de ESG ou abordagens melhores da classe;
  • Ações temáticas de ESG;
  • Títulos verdes, sociais e sustentáveis.

 

Investimento de impacto

  • Ter intenção explícita de gerar resultados mensuráveis, verificáveis e positivos de sustentabilidade;
  • Impacto atribuível à ação ou contribuição do investidor.

 

Exemplos

  • Estratégias focadas no engajamento;
  • Estratégias de impacto no mercado privado;
  • Títulos de bancos multilaterais de desenvolvimento.

Explore mais

Os principais cenários e ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias e insights de investimentos.

Vídeos: Semana de Investimento Sustentável

Aprenda sobre SI com foco nos clientes, filantropia, portfólios e muito mais.

Vídeos: Você Perguntou, Nós Respondemos

Nesta série, aprenda como identificar empresas sustentáveis e avaliar seu impacto.