Como os investidores podem tornar suas finanças mais resilientes

A resiliência financeira é uma medida de quanta robustez um plano financeiro e dinheiro apresentam contrachoques, e pode ser prejudicada por fatores externos, como guerras e pandemias, e por aspectos internos, inclusive vendas em pânico e gastos excessivos.

Analisamos três maneiras de aumentar a resiliência no ambiente atual, defendendo um plano amplo que vai além da redução da volatilidade de curto prazo.

Como obter maior resiliência financeira?

Confira três formas de aumentar sua resiliência financeira no ambiente atual

Para alguns, a resiliência financeira concede aos empreendedores e investidores a capacidade de mudar de metas se os mercados não apresentam o desempenho esperado, enquanto para outros ela fornece os retornos necessários para atingir uma meta financeira no momento certo.

Há dois tipos amplos de ameaça à resiliência: ameaças externas e internas. As ameaças externas podem ser macroeconômicas (inflação em alta) e específicas do setor (regulação mais rígida). Já as ameaças internas surgem quando os investidores sabotam seus próprios planos, por exemplo, mantendo quantidades excessivas de dinheiro em caixa ou limitando sua carteira a uma única empresa ou classe de ativos.

A seguir, confira três formas de aumentar a resiliência financeira:

1. Estabelecer uma reserva de proteção suficiente (mas não excessiva) de dinheiro em caixa

Constitua uma reserva de proteção de dinheiro em caixa suficiente, mas não excessiva. Pergunte a si mesmo de quanto dinheiro você realmente precisa para os próximos três a cinco anos, ou seja, o tempo que geralmente leva para os mercados financeiros se recuperarem de perdas severas.

2. Investir em uma carteira bem diversificada

Estabeleça uma carteira bem diversificada. Diversificar-se entre classes, geografias e setores fornece exposição a uma ampla gama de ativos que prosperarão durante diferentes ameaças externas.

3. Examinar os fatos a longo prazo e buscar por alternativas

Assuma uma posição de longo prazo e busque alternativas. A manutenção de ativos que diminuem a volatilidade por meio de se desassociar de ações e títulos tradicionais reforça a resiliência a longo prazo, enquanto instrumentos alternativos, como fundos de hedge, mercados privados e infraestrutura, contêm perdas durante crises de mercado.

Conecte-se a LatAm Access+ para insights exclusivos

Registre-se na nossa comunidade acessar insights exclusivos e ficar à frente das tendências e oportunidades que darão forma ao futuro do seu patrimônio.


Explore mais

Explore nossas ideias de investimento

Registre-se na nossa comunidade para acessar ideias de investimento sobre como construir portfólios mais fortes.

UBS House View - O que está dando certo?

Acreditamos que a inflação cairá, mas permanecerá acima das metas do banco central.

O que é estagflação, e os investidores se preocupar?

Entenda se estagflação é um risco significativo no momento e como se proteger.