Invista com clareza

Invista com clareza

   

Gerir sua própria carteira implica muitos desafios. Nossas 10 perguntas chave que irão auxiliar como investir sabiamente.

Dez perguntas chave que os investidores deverão diariamente.

Existe um modo mais rápido de obter altos retornos ?

Existe um modo mais rápido de obter altos retornos ?

Muitas vezes, os investidores novatos têm expectativas infundadas quanto aos retornos que obterão. Você provavelmente não aumentará seu patrimônio de um dia para o outro. Porém, poderá aumentar o valor de seus investimentos lentamente se lhes der tempo para gerar bom desempenho.

Posso prever movimentos do mercado ?

Posso prever movimentos do mercado ?

É crucial implementar uma clara estratégia de investimento que leve em consideração suas metas financeiras. Porém, o mais importante é dar tempo para que ela gere um bom desempenho. Ao fazer alterações a curto prazo, você pode estar tentando prever movimentos do mercado, mas isso pode acabar sendo desastroso.

Que grau de risco devo assumir ?

Que grau de risco devo assumir ?

Para que seus investimentos sejam sempre compatíveis com seu perfil, é crucial decidir claramente sobre o grau de risco que você está preparado para assumir (e manter). Se assumir riscos demais, seu capital pode ser corroído rapidamente; se os riscos forem pequenos demais, seu dinheiro pode não estar rendendo o bastante. Até que ponto você está disposto a aceitar perdas? Quando os mercados estão em queda, é importante se proteger contra tendências comportamentais que podem surgir sorrateiramente.

Com que frequência devo monitorar minha carteira ?

Com que frequência devo monitorar minha carteira ?

Deixar de monitorar sua carteira e de reagir a fatos importantes do mercado pode omitir retornos potenciais. Embora comprar e manter seja a abordagem preferencial via de regra, ela não significa que o investidor está inativo.Se você selecionar seus investimentos e depois simplesmente ignorar sua carteira durante anos, como ter certeza de que ela ainda atende às suas necessidades? Suas metas financeiras não são estáticas e sua carteira deve adaptar-se às mudanças de suas necessidades.

Como detectar boas oportunidades ?

Como detectar boas oportunidades ?

É fácil se ater a setores badalados do mercado que aparentam prometer retornos excepcionais. Infelizmente, os investidores podem acabar em apuros se tiverem exposição excessiva a ativos especulativos voláteis. Por este motivo que nada pode substituir uma pesquisa sobre os fundamentos financeiros de um ativo, nem uma análise aprofundada de todos os investimentos potenciais.

Posso concentrar meus investimentos ?

Posso concentrar meus investimentos ?

Quem investe em mercados que conhece e entende pode se sentir tranquilo. Mas não se esqueça da regra de ouro da atividade investidora: a carteira deve ter uma diversificação apropriada em termos de mercados, classes de ativos e setores. Investidores astutos se preparam para diferentes cenários que podem provocar movimentos nos preços de ativos, tais como um aumento das taxas de juros. Evite uma inclinação doméstica e tente aplicar em uma ampla variedade de ativos a fim de reduzir as correlações em épocas de tensão nos mercados. Isso reduz a probabilidade de seus investimentos caírem um após o outro quando certos mercados caírem.

Onde posso encontrar serviços de investimentos com taxas razoáveis ?

Onde posso encontrar serviços de investimentos com taxas razoáveis ?

Pagar taxas excessivas pode corroer os retornos, de modo que é crucial contratar serviços que cobrem de maneira razoável. Isso não significa necessariamente que você deva procurar o fundo, administrador ou gestor patrimonial mais barato, mas sim que você deve ter a certeza de que o atendimento ao cliente ou o desempenho que eles oferecem seja condizente com o valor cobrado.

Qual é o momento certo para retirar aplicações ?

Qual é o momento certo para retirar aplicações ?

Pode ser doloroso sofrer uma perda em uma negociação que não cumpriu o desempenho esperado. De fato, especialistas em finanças comportamentais sugerem que a dor que sentimos por uma perda é duas vezes mais forte do que a euforia de obter lucros. Porém, às vezes faz mais sentido retirar aplicações após constatar seus erros do que esperar e ver que as coisas pioraram. Pense na perda como uma lição valiosa. Ater-se a um investimento de desempenho inferior pode acabar trazendo mais prejuízos para a sua carteira.

Devo seguir a maioria ?

Devo seguir a maioria ?

Na atividade investidora seguir a maioria é uma estratégia que raramente funciona. Investidores bem-sucedidos têm maior probabilidade de atuarem de maneira não convencional, mantendo-se calmos e comprando ativos quando estes estão com preços baixos movidos por sua queda de popularidade no resto do mercado. Eles ignoram o "burburinho do mercado", preferindo avaliar objetivamente o valor do ativo.

Should I go with a hunch?

Devo confiar em pressentimentos ?

Alguns investidores acreditam terem um dom de prever rumos do mercado. Eles investem com base em pressentimentos e intuição em vez de ter um plano claramente definido. Embora eles possam se dar bem ocasionalmente, a estratégia de confiar em sentimentos dificilmente gerará retornos sustentáveis no longo prazo.