year ahead

O caminho para um futuro com a neutralidade das emissões até 2050 exigirá o uso generalizado de novas tecnologias e investimentos significativos para torná-las comercialmente viáveis. O que isso significa para os investidores?

O relatório “Abrindo caminho para a neutralidade das emissões” destaca as oportunidades de investimento em greentech global.

Investimento em greentech

Descubra onde estão as oportunidades em greentech

O planeta Terra está se transformando em uma zona de alto risco com fenômenos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas torrenciais e secas, cada vez mais frequentes e rigorosos. Devido aos níveis recorde de emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), os últimos cinco anos foram os mais quentes já registrados.

Atingir esses objetivos climáticos depende de um aumento drástico das tecnologias verdes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A última década teve progressos significativos em termos de produção de energia renovável, refletindo o aumento dos esforços para combater as mudanças climáticas. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), 80% das tecnologias de redução de emissões necessárias para atingir as metas intermediárias de 2030 já existem e estão em uso. Elas incluem energias renováveis (por exemplo, solar e eólica), soluções de eficiência energética, eletrificação e bioenergia.

O caminho para um futuro com a neutralidade das emissões até 2050 exigirá o uso generalizado de novas tecnologias e investimentos significativos para torná-las comercialmente viáveis. Neste caso, o objetivo é impulsionar sua expansão rápida e em larga escala: as capacidades de energia renovável precisam quadruplicar e as melhorias de eficiência energética precisam triplicar em comparação com o que foi conseguido nas duas últimas décadas.

O que isso significa para os investidores? Espera-se investimentos globais de cerca de US$ 40 a 50 trilhões em transição energética apenas entre 2021 e 2030, o equivalente a 40% do total previsto para as próximas três décadas. As empresas que fornecem soluções tecnológicas para a mudança do clima podem esperar ser beneficiadas, enquanto as que forem excessivamente lentas para se adaptar poderão enfrentar custos crescentes e perda de competitividade.

O relatório “Abrindo Caminho para a Neutralidade das Emissões” destaca as áreas onde há as oportunidades de investimento mais atraentes de curto a médio prazo:

  • Energia limpa
  • Eficiência energética
  • Digitalização
  • Eletrificação e baterias
  • Bioenergia e finanças verdes

É provável que surjam mais oportunidades de investimento (por exemplo, em hidrogênio ou CCUS) com a popularização dessas tecnologias nos próximos anos. Algumas delas podem ser encontradas também em private equity.

Acreditamos que, em todos os setores de negócios, as empresas que puderem efetivamente aproveitar e maximizar o potencial econômico da adoção da greentech - por exemplo, reduzindo com rapidez seus custos operacionais e se antecipando às regulamentações, como a da precificação do carbono – também deverão ser beneficiadas.

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da nossa comunidade LatAm Access+ para acessar a todo o conteúdo que oferecemos e disfrutar de uma experiência exclusiva.

Explore mais

Da Prosperidade ao Propósito na América Latina

Perspectivas sobre a filantropia e investimento social privado em seis países da América Latina.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.

Year Ahead 2022: Um Ano de Descobertas

Explicamos onde estão as oportunidades mais atrativas para 2022 e a próxima década.