Economia circular

Após um desafiador primeiro semestre de 2022, a incerteza e a volatilidade dos mercados continuam. Ao mesmo tempo, há algumas razões para estar esperançoso, particularmente para investidores com horizontes de longo prazo. Cinco grandes temas caracterizam nossas preferências de mercado. Descubra onde investir.

Panorama para o 4º trimestre

Veja onde investir

Descobrindo a resiliência

Após um desafiador primeiro semestre de 2022, o terceiro trimestre foi caracterizado por volatilidade, e os principais fatores afetando os mercados foram expectativas e temores quanto à inflação e as políticas do Federal Reserve, a crise energética na Europa e, na China, o duplo desafio de COVID e setor imobiliário.

 

No nosso cenário Year Ahead, “Um Ano de Descoberta” , publicado em novembro de 2021, afirmamos que o processo de descoberta de um novo equilíbrio entre a oferta e a demanda em vários mercados produziria uma incerteza com a qual os investidores precisariam lidar.

 

Mais de 10 meses depois, esse processo continua criando volatilidade e incerteza . O Fed deve precisar de mais evidências de que a inflação está firmemente sob controle e o mercado de trabalho dos EUA está desaquecendo antes de afrouxar as altas das taxas de juros. Com o corte de parte dos suprimentos de gás da Rússia para a Europa, a região enfrenta uma combinação indesejada de inflação alta e crescimento negativo. Além disso, a recuperação da China continua titubeando, com sua política de COVID zero e os desafios imobiliários complicando o cenário econômico.

Exposição defensiva

Adicionar exposição defensiva

 

Para criar uma carteira mais resiliente diante da desaceleração da atividade econômica, recomendamos que os investidores inclinem suas carteiras para segmentos mais defensivos dentro de cada classe de ativos.

 

Onde invertir

 

O aperto dos bancos centrais, a ameaça de escassez de energia na Europa e as restrições à mobilidade devido à COVID na China são fatores que representam ventos contrários ao crescimento global. Consequentemente, temos preferência por direcionar alocações para partes do mercado que devem se revelar mais resilientes no caso de desaceleração da atividade econômica.

 

Nas ações, isso inclui os segmentos de saúde e consumo básico. Em renda fixa, temos preferência por títulos de alta qualidade e crédito resiliente. E, no câmbio, estamos inclinados para o franco suíço e o dólar dos EUA. Estratégias de proteção de capital também podem ajudar a tornar as carteiras mais defensivas.

 

  • Saúde global e consumo básico
  • Títulos de alta qualidade e crédito resiliente
  • Franco suíço e dólar dos EUA
  • Estratégias de proteção do capital

Oportunidades de renda

Buscar oportunidades de renda

 

Para tornar os retornos mais previsíveis em mercados voláteis, recomendamos aos investidores se voltar para ideias geradoras de renda entre as classes de ativos.

 

Onde invertir

 

Em uma época de volatilidade elevada, o potencial para obter retornos mais previsíveis está mais valorizado. Vemos várias oportunidades para os investidores adicionarem renda às suas carteiras em ações, renda fixa, estratégias de venda no câmbio e commodities, e imóveis em uma conjuntura de volatilidade.

 

  • Renda de qualidade
  • Selecionar títulos de prazo médio e baixo
  • Investimentos geradores de retorno
  • Investimentos imobiliários diretos e empréstimo direto

Investir em valor

Investir em valor

 

Vai demorar até a inflação dos preços ao consumidor voltar às metas dos bancos centrais. Acreditamos que isso continuará favorecendo setores de valor em relação ao crescimento.

 

Onde invertir

 

Períodos de inflação elevada historicamente foram associados ao desempenho superior de ações de valor, caracterizados por avaliações baixas, em relação às ações de crescimento (aquelas com perspectivas de crescimento dos lucros).

 

Nesse contexto, temos preferência por valor global e o mercado acionário do Reino Unido, que tem alta exposição a setores de valor. Além disso, acreditamos que as ações de energia - um setor de valor com retornos atrativos em disponibilidades - se beneficiará da alta nos preços do petróleo nos próximos meses.

 

  • Valor global
  • Energia global
  • Ações do Reino Unido

Hedge funds

Buscar estratégias não correlacionadas de hedge funds

 

Com ações e renda fixa em queda no acumulado do ano, e com suas correlações cada vez mais positivas, este ano os hedge funds têm sido uma maneira de ajudar os investidores a alcançar retornos positivos e relativamente não correlacionados.

 

Onde invertir

 

Tem sido difícil para os investidores obter retornos positivos em 2022. Contudo, uma luz no fim do túnel tem sido os hedge funds, com algumas estratégias, como macro, tendo um desempenho particularmente bom.

 

Com dados da inflação e as políticas dos bancos centrais continuando a promover as ações e a renda fixa, recomendamos aos investidores diversificar em estratégias menos correlacionadas para navegar a incerteza do mercado.

 

  • Fundos macro
  • Valor relativo da renda fixa
  • Posição comprada/vendida em ações com baixa exposição líquida
  • Fundos multi-estratégias

Mercados privados

Encontrar valor nos mercados privados

 

Os mercados privados podem ajudar os investidores a obter acesso a um conjunto de oportunidades mais amplo, diversificar suas carteiras e obter exposição a papéis de crescimento de longo prazo.

 

Onde invertir

 

Alguns fundos de mercado privado provavelmente revisarão para baixo as estimativas de valor de ativos líquidos, como resultado da correção do mercado aberto neste ano. Entretanto, a colocação de capital novo em mercados privados após quedas nas avaliações dos mercados públicos tem sido uma estratégia recompensadora em termos históricos.

 

Na conjuntura atual, temos preferência por estratégias orientadas para o valor para acumular exposição a mercados privados.

 

  • Secundários
  • Dívidas problemáticas
  • Estratégias de aquisição de valor

Era da segurança

Posicione-se para a era da segurança

 

Governos e empresas provavelmente colocarão um foco mais intenso no impulsionamento dos setores de segurança energética, alimentar e tecnológica nos próximos anos.

 

Onde invertir

 

Embora mantenhamos uma postura de menor preferência por ações de crescimento, acreditamos que a era da segurança e a transição global para a estabilidade e a sustentabilidade continue gerando oportunidades atrativas no longo prazo.

 

Planos para melhorar a segurança energética, a segurança ambiental, a segurança alimentar e a segurança tecnológica deverão figurar entre os principais fatores de crescimento de longo prazo nos próximos anos.

 

  • Segurança energética
  • Segurança ambiental
  • Segurança alimentar
  • Segurança cibernética

Explore mais

Como investir: Descubra as últimas ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias e insights de investimentos.

Investimentos de longo prazo: Descubra a Economia Circular

A economia circular tem o potencial de melhorar o planeta e criar valor para investidores.

Descubra o que os filantropos devem fazer durante uma crise

Apresentamos uma estratégia de filantropia inteligente em resposta a crises humanitárias.