Qué son las materias primas y cómo puede invertir en ellas

Na nossa visão, as empresas familiares oferecem crescimento estável e boas características de risco-retorno graças ao seu foco na qualidade e inovação.

Investimentos de Longo Prazo: Empresas familiares

Os investidores devem usar uma abordagem diversificada ao investir em empresas familiares

Nossa visão

Representando dois terços de todas as empresas do mundo e gerando mais de 70% do PIB global, as empresas familiares têm apresentado historicamente um crescimento superior e nos últimos anos têm demonstrado maior disciplina de capital do que outras empresas.

 

Alinhando os objetivos da administração com os dos acionistas e procurando gerar patrimônio familiar duradouro, as empresas familiares são uma oportunidade de investimento atraente, mas exigem um horizonte de investimento de vários anos e uma diversificação ampla.

 

Em geral, as empresas familiares tendem a oferecer qualidade e características defensivas a longo prazo, apesar de possuírem uma capitalização um pouco mais baixa. Os investidores devem usar uma abordagem diversificada ao investir em empresas familiares para mitigar os riscos específicos das ações e melhorar as características de risco-retorno.

Recomendamos investir em empresas familiares nas quais a família do fundador ou a família proprietária detém uma participação significativa na empresa e controla a estratégia e as operações comerciais.

 

Ao investir em empresas familiares, é essencial utilizar uma abordagem de investimento neutra para o setor, neutra para a região e de peso igual para a empresa, a fim de minimizar o risco de um mau desempenho das ações globais ou volatilidade específica da empresa ou setor.

 

Acreditamos que as empresas familiares podem continuar se beneficiando do posicionamento relativamente defensivo dentro do índice atual, em termos de prudência no balanço e disciplina de capital.

 

Essas características devem ajudar a compensar a volatilidade advinda de uma capitalização um pouco mais baixa. Após uma retração, a propensão a ações de capitalização mais baixa também pode, a nosso ver, proporcionar uma boa alavancagem para uma recuperação econômica.

 

As empresas familiares oferecem crescimento estável e boas características de risco-retorno graças ao seu foco na qualidade e inovação. Em geral, as empresas familiares são financeiramente conservadoras, com um menor índice de dívida líquida em relação ao EBITDA (em %) em relação ao mercado de ações geral (MSCI World).

 

O foco na visão de longo prazo, fortes valores familiares e o objetivo de preservar o patrimônio ao longo de gerações alinha naturalmente o LTI de empresas familiares com investimentos de longo prazo com um horizonte temporal de mais de cinco anos.

 

Eles proporcionam um alinhamento natural de interesses entre os gestores da empresa e os principais acionistas e têm um foco e uma visão de longo prazo para preservar a empresa e seu patrimônio ao longo de gerações, portanto, o tema deve se beneficiar a longo prazo.

Características das empresas familiares

As empresas familiares são definidas como empresas onde os membros da família possuem uma participação substancial ou controlam a estratégia e as operações.

 

Com seu foco no empreendedorismo, compromisso com as partes interessadas e prioridade na criação e proteção do patrimônio ao longo das gerações, as empresas familiares oferecem um forte desempenho a longo prazo.

 

Nosso índice composto de empresas familiares mostra um sobrepeso em produtos básicos de consumo e discricionários e um baixo peso nas áreas financeira e de saúde. Geograficamente, o índice demonstra uma significativa subexposição para os Estados Unidos e uma superexposição para a Europa e Ásia-Pacífico.

 

Onde esses vieses são neutralizados por estratégias de investimento, as empresas familiares têm gerado um alto próximo a 10% em relação às ações globais em termos anuais. A maior ênfase das empresas familiares na criação e preservação do patrimônio pode limitar as oportunidades de curto prazo, mas garante uma melhor gestão de risco e, em geral, um crescimento superior dos ganhos a longo prazo.

Riscos

Os principais riscos para investir em empresas familiares estão em seu foco em empresas menores, nos conflitos pessoais em potencial surgindo entre os membros da família e nas questões de transferência de propriedade. Elas tendem a ser mais sensíveis às tendências econômicas e têm exposições intrassetoriais tendenciosas, embora esse último risco possa ser reduzido pela diversificação e investimento ativo.

 

Ao nosso ver, estes são os maiores riscos para investir no tema de LTI Empresas familiares:

  • TAMANHO DA EMPRESA: As empresas familiares tendem a ser empresas menores (o que pode significar maiores riscos comerciais e volatilidade de preços).

  • LIQUIDEZ DO MERCADO: O free-foat (capital futuante) poderá ser limitado se a família possuir uma grande participação (risco de iliquidez e sujeito à volatilidade de preços acima da média).

  • CONFLITOS FAMILIARES: Os membros da família podem colocar a empresa em perigo como resultado de conflitos pessoais (estrutura de governança e conselho familiar necessários).
     
  • QUESTÕES DE GOVERNANÇA: As empresas familiares poderiam enfrentar problemas de governança, pois o controle está nas mãos de algumas poucas pessoas/membros da família.

  • RISCOS DE SUCESSÃO: A sucessão é uma das principais ameaças que todas as empresas familiares enfrentam, pois precisam administrar a transferência de propriedade e a mudança geracional, que muitas vezes tem um componente emocional. (O planejamento da sucessão é fundamental).

  • RISCOS NACIONAIS E INTRASSETORIAIS: Nosso tema está propenso a mercados emergentes. A exposição intrassetorial (subsetores dentro dos setores) é menos equilibrada do que no MSCI ACWI. No entanto, uma boa diversificação e uma gestão ativa de investimentos podem mitigar esse risco.

  • RISCOS ECONÔMICOS, DE RECESSÃO E RUPTURA: As empresas familiares enfrentam os mesmos riscos econômicos, de recessão e ruptura que seus pares não familiares. Entretanto, as empresas menores e os mercados emergentes tendem a ser mais sensíveis às tendências econômicas.

Explore mais

Descubra as últimas ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias de investimentos.

Introducción a la renta variable: Las dudas más frecuentes

Analizamos los diferentes aspectos de la inversión en renta variable.

Uma estrutura de investimento de impacto para futuro melhor

Conheça uma estrutura para mobilizar investimentos de impacto por um mundo melhor.