Imagen de Estagflação, reflação, pouso suave, queda brusca?

Nesta edição de Perspectivas de Investimento Sustentável, exploramos como a retirada da Tesla do índice S&P 500 ESG prova que não há uma visão única e exclusiva de sustentabilidade.

Também analisamos o crescente foco dos investidores no lobby corporativo, bem como a importância da revolução alimentar no investimento em biodiversidade.

Perspectivas de Investimento Sustentável

Tesla, lobby corporativo e investimento em biodiversidade

A TESLA FOI RETIRADA DO ÍNDICE S&P 500 ESG

A retirada da Tesla do principal índice de ESG revela mais uma vez que não existe uma métrica única que defina a sustentabilidade de um investimento, o que, por sua vez, ressalta a importância de compreender plenamente a metodologia que sustenta um índice ou estratégia.

A classificação de ESG da S&P concentra-se na sustentabilidade operacional, sendo a Tesla removida principalmente por um processo de discriminação racial e seu histórico em governança.

Do ponto de vista da nossa metodologia de pontuação de sustentabilidade, a empresa de Elon Musk atinge uma pontuação forte em produtos e serviços, mas uma pontuação média em governança e outros tópicos operacionais.

 

ALINHANDO O LOBBY CORPORATIVO COM OS DEMONSTRATIVOS CORPORATIVOS

Como demonstrado na temporada de assembleias de acionistas deste ano, os investidores estão aumentando o foco no lobby corporativo, pronunciadamente em relação a tópicos climáticos.

Para investidores que avaliam a credibilidade, é importante que o lobby de uma empresa corresponda aos seus planos de sustentabilidade. A relevância do lobby para a criação de valor, ou “materialidade”, também é uma questão essencial. À medida que os dados de lobby corporativo melhoram, esperamos que essas questões sejam consideradas mais diretamente nas estratégias de líderes de ESG.

 

PERCEBENDO SÓ AS ÁRVORES E DEIXANDO DE VER A FLORESTA

A volatilidade do mercado atual e as tensões geopolíticas costumam obscurecer preocupações de longo prazo, principalmente a perda de biodiversidade, impulsionada em grande parte pela produção de alimentos através do uso de pesticidas e da limpeza de habitats para pastagem e plantio.

Vemos oportunidades interessantes de investimento nesta área, particularmente no tema “Revolução alimentar”. Por exemplo, a eficiência agrícola pode ser impulsionada por ferramentas agrícolas de precisão e métodos agrícolas verticais, que reduzem a quantidade de terra necessária para produzir alimentos.

Conecte-se a LatAm Access+ para insights exclusivos

Registre-se na nossa comunidade acessar insights exclusivos e ficar à frente das tendências e oportunidades que darão forma ao futuro do seu patrimônio.


Explore mais

Investimentos de Longo Prazo: Diversidade e Equidade

Apresentamos uma abordagem sistêmica de investimento em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Três formas de aumentar sua resiliência financeira

Um investidor pode prejudicar sua resiliência financeira mantendo quantidades excessivas de dinheiro em caixa.

UBS House View - Estagflação, reflação, pouso suave, queda brusca?

Há vários possíveis resultados para os mercados, e a única certeza próxima é que o caminho até o final do ano será volátil