A filosofia, os propósitos e as práticas filantrópicas estão aumentando e evoluindo em toda América Latina. É o que destaca o estudo “Da Prosperidade ao Propósito: Perspectivas sobre a Filantropia e Investimento Social Privado na América Latina” sobre doações filantrópicas e investimentos sociais entre pessoas e famílias high net worth na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

O estudo explora as prioridades e motivações filantrópicas das pessoas; o ambiente político e cultural para a atividade filantrópica; e os desafios e oportunidades para o aumento da prática filantrópica e seu impacto.

Prioridades e Motivações Filantrópicas

Conheça as principais prioridades e motivações filantrópicas na região

Motivações

A filantropia e os investimentos sociais são movidos por motivações internas e influências externas

As doações filantrópicas são vistas como uma responsabilidade social e moral, intrinsecamente ligadas a valores familiares e princípios da fé. Paixões e experiências pessoais muitas vezes influenciam prioridades filantrópicas e, ao mesmo tempo, as pessoas são fortemente motivadas pelo desejo de contribuir para o avanço positivo de seus países. As pessoas estão comprometidas em estar entre os que constroem países “estáveis”, “justos”, “da paz” e “do primeiro mundo”. Para alguns, as metas empresariais e práticas globais de filantropia, junto a ação de cidadãos, também influenciam as doações.

Educação

Educação é o foco mais importante

Educação é o foco mais importante, seguido pela herança cultural e artística, equidade na saúde e desenvolvimento comunitário. Existe uma ampla, ambiciosa e inspiradora gama de prioridades e metas filantrópicas nesses seis países. Alguns estão comprometidos com a preservação e promoção do importante patrimônio cultural de seus países. Outros estão voltados a regiões, procurando melhorar a vida das pessoas que vivem em uma comunidade ou região específica. Existe um foco em crianças, adolescentes e em pessoas que vivem na pobreza.

Prioridades

As prioridades futuras são diferentes das áreas que estão sendo financiadas.

Ao serem solicitadas a pensar sobre os mais importantes papéis no futuro, para a filantropia na sociedade, existem fortes semelhanças e notáveis diferenças em relação às doações atuais. A educação primária e secundária, saúde e desenvolvimento comunitário permanecem no topo da lista. No entanto, empreendedorismo social e assuntos relacionados ao mundo, que para muitos não fazem parte do foco atual, são vistos como altas prioridades para o futuro.

Filantropia

Escopo da filantropia ampliando-se de caridade para mudança

Historicamente, as questões focais de filantropia eram definidas e a filantropia amplamente caracterizada por atos de caridade. As razões incluem a crença de que o governo é responsável pelo bem estar público, um reconhecimento limitado da importância do engajamento individual e cívico, e uma desconfiança geral na sociedade civil. Existe uma visão, que está evoluindo, de que, ainda que a caridade seja necessária, as doações filantrópicas podem, e talvez devam ter um papel crescente na realização de mudanças sociais reais e sustentáveis em uma grande variedade de questões.

Investimentos

Uma abordagem baseada em resultado para os investimentos sociais

Muitos investimentos sociais são realizados pelo desejo de alcançar resultados tangíveis e mensuráveis. A abordagem normalmente começa com a identificação dos problemas que estão sendo tratados e dos resultados procurados. É movida por objetivos e metas; reconhece que as soluções podem exigir múltiplas estratégias; sabe que desafios exigem uma visão de longo prazo; reconhece que uma mudança de larga escala frequentemente exige colaboração; e inclui um plano para avaliar o impacto.

Conecte-se a LatAm Access+

Faça parte da nossa comunidade LatAm Access+ para acessar a todo o conteúdo que oferecemos e disfrutar de uma experiência exclusiva.

Explore mais

Year Ahead 2022: Um Ano de Descobertas

Explicamos onde estão as oportunidades mais atrativas para 2022 e a próxima década.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.

Visionaris 2021: Prêmio de Empreendedorismo Social

Conheça os vencedores do Prêmio UBS Visionaris de Empreendedorismo Social no Brasil.