Imagem de Perspectivas de Investimento Sustentável

Esta nova edição de Perspectivas de Investimento Sustentável analisa os últimos desdobramentos em renda fixa sustentável e a situação no ponto médio da proxy season.

Espera-se que a emissão de títulos sustentáveis atinja os níveis de 2021 até meados do ano, enquanto os acionistas atribuem cada vez mais ênfase a questões de saúde, clima e diversidade.

Perspectivas de Investimento Sustentável

As alocações para fundos de hedge como parte de carteiras sustentáveis podem proporcionar uma diversificação útil de classes de ativos e estratégias

Renda fixa sustentável

Embora os spreads de crédito tenham aumentado e os altos rendimentos dos títulos do governo tenham corroído os retornos dos títulos corporativos, o mercado de renda fixa sustentável continua a crescer com base na demanda substancial de investidores focados em sustentabilidade.

Até este momento em 2022, a emissão diminuiu na comparação ano a ano, mas a oferta deve aumentar consideravelmente antes do segundo semestre. Nosso conselho para os investidores é que utilizem um amplo espectro de estratégias de investimento sustentável que abranja ações, títulos e mercados privados.

Fundos de hedge

Essa estratégia de diversificação também se aplica a classes de ativos alternativos, entre os quais se destacam os fundos de hedge com foco em sustentabilidade.

Embora relativamente novos em investimento sustentável, os fundos de hedge fornecem aos investidores um amplo conjunto de ferramentas para a busca seletiva de suas metas de investimento sustentável.

Tendo em vista o estresse e os transtornos do mercado atual, também esperamos que os fundos de hedge continuem a gerar fortes retornos. Os investidores precisam selecionar cuidadosamente o seu gestor e estratégia, pois os retornos financeiros e o desempenho de sustentabilidade podem variar substancialmente entre os fundos.

Questões de sustentabilidade

Com a proxy season de 2022 em pleno andamento, as demandas dos acionistas por divulgações corporativas adicionais sobre emissões de carbono e riscos climáticos estão em alta.

As questões de equidade e inclusão também estão no topo das agendas dos acionistas, enquanto a transparência no lobby corporativo e uma ênfase em saúde e nutrição estão conquistando uma tração considerável.

As propostas da proxy season revelam os objetivos tanto dos investidores quanto das empresas, e a aprovação ou não aprovação das resoluções comunicam que tipo de níveis de sustentabilidade são aceitáveis e realistas.


Explore mais

Temas Sustentáveis em LTI: Diversidade e Equidade

Entenda os riscos e limitações para investir nos temas sustentáveis em LTI.

Own Your Worth 2022: Mulheres com propósito

As mulheres estão cada vez mais atentas em viver uma vida de maior propósito.

Três formas de aumentar sua resiliência financeira

Um investidor pode prejudicar sua resiliência financeira mantendo quantidades excessivas de dinheiro em caixa.