Perspectivas de Investimento Sustentavel

Com os governos buscando equilibrar a acessibilidade e confiabilidade energética com a descarbonização, analisamos o debate sobre segurança energética.

Também destacamos os últimos desdobramentos em regulamentação e transparência nos Estados Unidos, União Europeia e China, e explora a inclusão de lgbtq+ no local de trabalho.

Perspectivas de Investimento Sustentável

A SEC publicou uma regra sobre a nomenclatura dos fundos ESG

Segurança energética

Um dos mais importantes desdobramentos recentes na segurança energética é a decisão da Alemanha de permitir a reabertura de usinas de carvão para gerar até 10 GW por até dois anos.

 

Motivada pelo receio de uma possível escassez de gás no próximo inverno, a decisão, no entanto, contraria a meta do país de eliminar gradualmente o carvão com alto teor de carbono até 2030. Enquanto isso, no início de julho, a União Europeia acrescentou energia nuclear e de gás à lista de investimentos sustentáveis na taxonomia da UE.

 

A curto prazo, esperamos que a Europa se concentre em fontes de energia alternativas e mais poluentes, ao mesmo tempo em que encoraja uma redução no uso de energia. Esses desdobramentos devem gerar oportunidades de investimento de longo prazo tanto para empresas convencionais de energia quanto para inovadores de soluções de energia limpa de próxima geração.

Transparência de ESG

Os órgãos reguladores nos Estados Unidos, União Europeia e China estão avançando na regulamentação da transparência. A Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos introduziu recentemente a "ESG Disclosure Rule", exigindo que os fundos produzam relatórios explícitos sobre questões de ESG, e também emendou a "Names Rule" do Fundo, proibindo o uso de ESG nos nomes dos fundos, a menos que essa última se aplique a pelo menos 80% dos ativos do fundo.

 

Do outro lado do Atlântico, a União Europeia propôs uma Diretiva de Relatório de Sustentabilidade Corporativa introduzindo um conjunto padronizado de métricas ambientais e sociais para a elaboração de relatórios.

 

Por sua vez, a China implementou suas primeiras normas voluntárias de divulgação de ESG para empresas. O aumento visado da transparência deve ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas, mas uma compreensão firme da intencionalidade das estratégias da empresa e a devida diligência de ESG continuam sendo cruciais.

Inclusão LGBTQ+

Com a retenção de funcionários se tornando cada vez mais importante e mais jovens se identificando como lgbtq+, as empresas que demonstram maior inclusão lgbtq+ têm uma vantagem na sociedade de hoje, especialmente em mercados com ambientes de trabalho escassos.

 

Embora os dados sobre lgbtq+ no local de trabalho permaneçam erráticos e sujeitos a vieses de relatórios, uma quantidade crescente de evidências mostra que a diversidade é uma vantagem para as empresas. Em nossa opinião, as empresas que promovem a diversidade e a igualdade através de suas cadeias de valor oferecem aos investidores oportunidades a longo prazo.

Conecte-se a LatAm Access+ para insights exclusivos

Registre-se na nossa comunidade acessar insights exclusivos e ficar à frente das tendências e oportunidades que darão forma ao futuro do seu patrimônio.


Explore mais

Descubra as últimas ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias de investimentos.

Uma introdução às ações: Perguntas mais frequentes

Neste relatório, examinamos diferentes aspectos do investimento em ações.

Uma estrutura para mobilizar investimentos de impacto e filantropia estratégica

Conheça a estrutura “Definir. Alinhar. Refinar” para obter investimento com impacto