Imagem de O movimento de sustentabilidade pode ser sustentado?

Esta edição do relatório InSIghts Sustentáveis analisa o aumento das emissões e os impactos reais e potenciais do "metaverso" no investimento sustentável. Também observamos de perto as classificações de ESG, explicando como e por que elas divergem.

Como a volatilidade do mercado afeta o investimento sustentável

A recente volatilidade do mercado pode apresentar oportunidades atraentes de entrada em nomes selecionados.

Desempenho de SI

Os ativos de investimento sustentável (SI) cresceram dez vezes nos últimos três anos, e continua a aumentar o consenso de que as empresas são responsáveis por seu impacto de ESG. Mas surgiram novos desafios para novos progressos de SI. As emissões globais apresentaram uma retomada em 2021, as estratégias de SI estão sendo afetadas negativamente pela volatilidade do mercado e, acima de tudo, as taxas de juros estão aumentando.

Como as abordagens de SI se concentram em resultados de longo prazo, elas são afetadas quando as taxas – e as expectativas de taxas – aumentam. Dito isso, correções macroeconômicas podem acabar sendo temporárias, desde que as empresas continuem a cumprir as expectativas de crescimento, e os fundos de SI permaneçam fortes, sendo a relativa desaceleração nos últimos meses consistente com a dos fundos convencionais.

 É recomendado que os investidores diversifiquem as carteiras através de estratégias de SI para melhorar a estabilização do risco-retorno e melhorar seu alinhamento de sustentabilidade.

Emissões

Apesar das promessas de descarbonização e dos compromissos da indústria, as emissões globais apresentaram uma retomada em 2021, acompanhando a atividade econômica. Enquanto a geração de eletricidade aumentou em 3,4%, a energia elétrica alimentada a carvão aumentou em quase 20%.

Outro desdobramento recente importante foi a proposta de incluir o gás natural e a energia nuclear como "combustíveis de transição" sob a Taxonomia Verde da UE, potencialmente minando a credibilidade dessa última.

O gás natural é crucial para a transição energética, como mostrado em 2021, mas isso não o torna verde. mas isso não o torna verde. Ele contribui para a acumulação de metano, enquanto as usinas a gás têm uma longa vida útil de mais de 40 anos, o que significa que as emissões podem continuar muito além do prazo final de 2050 para emissões líquidas zero da UE. Enquanto isso, apesar de sua confiabilidade, a energia nuclear requer uma gestão robusta e gera resíduos significativos que podem permanecer radioativos por milhares de anos, o que a torna uma questão altamente política.

Voltar ao caminho certo para atingir emissões líquidas zero exige uma abordagem holística, incluindo opções renováveis melhores e mais baratas, inovação a longo prazo (inclusive em hidrogênio verde) e um equilíbrio entre custos sociais e confiabilidade com menores emissões de carbono.

Sustentabilidade e o metaverso

Alguns dizem que 2022 será o ano do "metaverso". Mas que impacto esse futuro digital terá sobre a sustentabilidade? O metaverso tem tudo a ver com a interação social além dos limites físicos, o que tem levado a impactos positivos, como o aumento do trabalho remoto e do comércio eletrônico.

 Entretanto, ele tem um impacto mais negativo sobre a saúde mental, através do uso excessivo das redes sociais e da preponderância dos jogos. Mas talvez a questão-chave seja a disparidade, já que 40% da população mundial não tem acesso básico à Internet.

 Espera-se que o metaverso tenha um efeito ambiental geral positivo, mas o aumento da tecnologia digital depende da construção de um grande número de centros de armazenagem de dados e estações-base, e da mineração dos recursos necessários para os chips, o que claramente tem um impacto ambiental.

Classificações de ESG

Como as classificações ESG são baseadas em enormes quantidades de dados, no uso de estimativas e em diferentes ponderações para cada tópico, elas são, em última análise, subjetivas. Além disso, a baixa correlação entre as diferentes classificações não diminuiu à medida que as divulgações corporativas aumentaram.

Os investidores focados em SI que utilizam classificações de ESG devem ter um entendimento firme das metodologias de classificação. Acima de tudo, eles não devem usar somente a classificação de SI, pois uma estratégia de SI robusta é baseada tanto em sustentabilidade quanto em retornos financeiros.

Conecte-se a LatAm Access+ para insights exclusivos

Registre-se na nossa comunidade acessar insights exclusivos e ficar à frente das tendências e oportunidades que darão forma ao futuro do seu patrimônio.


Explore mais

Explore nossas ideias de investimento

Registre-se na nossa comunidade para acessar ideias de investimento sobre como construir portfólios mais fortes.

Três formas de aumentar sua resiliência financeira

Um investidor pode prejudicar sua resiliência financeira mantendo quantidades excessivas de dinheiro em caixa.

UBS House View - O que está dando certo?

Acreditamos que a inflação cairá, mas permanecerá acima das metas do banco central.