Resiliência, renda fixa de IS e final da tempora

Ondas de calor e inundações recordes apontam para as oportunidades em empresas que fornecem soluções de resiliência climática à medida que o mundo se adapta a uma nova norma.

O futuro já chegou?

As últimas perspectivas de investimento sustentável

O futuro já chegou?

Ondas de calor recordes, seca e inundações. Os desastres climáticos previstos há tantos anos agora parecem ter chegado. São más notícias para o meio ambiente, mas a adaptação climática representa uma oportunidade para investir e fazer um bem ao mesmo tempo.

 

Apesar de parecer que o futuro das mudanças climáticas já tenha chegado, ainda podemos conseguir mitigar seus piores efeitos.

 

Investir para o mundo como ele pode ser

 

Os governos estão correndo para enfrentar o impacto climático. Isso representa uma oportunidade para os investidores. Em nosso último relatório, analisamos as áreas em que se espera financiamento governamental significativo e em que os investidores podem focar para maximizar seus retornos, ao mesmo tempo em que têm um impacto positivo. Tais investimentos podem ajudar a criar um mundo melhor.

 

O relatório analisa especialmente três grandes categorias de oportunidades de investimento sustentáveis:

 

Gerenciamento do custo das mudanças climáticas: Empresas com exposição à eficiência energética, desde bombas de calor até isolamento térmico de edifícios;

 

Infraestrutura de restruturação e reconstrução: as oportunidades vão desde proteção contra enchentes nas cidades, redução do calor urbano com telhados verdes, prevenção de secas através de sistemas de infiltração de água, gestão de resíduos e efluentes até empresas de gerenciamento de desastres e riscos;

 

Adaptação de financiamento: os players do mercado provavelmente recorrerão a títulos verdes para ajudar a financiar os esforços de resiliência climática, enquanto os provedores de seguro de risco climático também poderão se beneficiar dessa área.

 

Também discutimos cada categoria e as oportunidades que apresenta e, em seguida, explicamos as principais vantagens para os investidores nessa área. Essas conclusões fornecem mais detalhes para investidores interessados em uma exposição a temas de sustentabilidade com potencial positivo.

 

Registre-se na nossa comunidade LatAm Access+ para obter uma cópia do relatório  e ler sobre todos esses tópicos com mais detalhes, incluindo as conclusões discutidas em cada área.

Votos por representação

Também abordamos o final da temporada de votos por representação de 2022. Primeiro, fazemos um apanhado de algumas das principais tendências que surgiram durante a atual temporada de votos por representação. Em seguida, as analisamos com mais detalhes especificamente a questão de saber se o apoio à sustentabilidade (medido pelo número reduzido de resoluções de representação e menos suporte para as resoluções apresentadas) está diminuindo.

 

O relatório vai além das manchetes e analisa uma série de fatores responsáveis pela tendência de queda. Examina os três principais fatores que impulsionam o movimento. O resultado surpreendente, resumido em três conclusões principais, tem implicações para investidores interessados em sustentabilidade como tema de investimento.

 

Registre-se na nossa comunidade LatAm Access+ para obter uma cópia do relatório e ler sobre todos esses tópicos com mais detalhes, incluindo as conclusões discutidas em cada área.

Um bom momento para investir

Com todas as atividades de mitigação climática em andamento, agora é um bom momento para os investidores considerarem investir em títulos de investimento sustentável (IS). Analisamos os ativos de fundos de investimento sustentável e identifica algumas tendências a prazo mais longo nessa área. Também examinamos tendências emergentes e compara títulos tradicionais com títulos de investimento sustentável.

 

Também refletimos sobre o uso de títulos sustentáveis no caso de uma recessão. Embora a padronização dos rótulos ESG ainda seja um trabalho em andamento, com a devida diligência e monitoramento, os investidores podem aproveitar o risco reduzido relacionado a outras categorias de títulos, mantendo receitas atraentes. Resumimos nossas descobertas na parte de conclusões, no final da seção. Isso facilita aos investidores tirarem conclusões e agirem, quando necessário.

 

Finalmente, concluímos o nosso relatório com um instantâneo de desempenho. O instantâneo mostra o desempenho relativo de uma seleção de índices líderes do MSCI ESG, temas de ESG e abordagens de renda fixa em comparação com seus pontos de referência. Embora não seja uma visão geral completa, o instantâneo fornece aos investidores informações importantes sobre várias estratégias de sustentabilidade em comparação com os equivalentes tradicionais.

 

Registre-se na nossa comunidade LatAm Access+ para obter uma cópia do relatório e ler sobre todos esses tópicos com mais detalhes, incluindo as conclusões discutidas em cada área.


Explore mais

Os principais cenários e ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias e insights de investimentos.

Vídeos: Semana de Investimento Sustentável

Aprenda sobre SI com foco nos clientes, filantropia, portfólios e muito mais.

Vídeos: Você Perguntou, Nós Respondemos

Nesta série, aprenda como identificar empresas sustentáveis e avaliar seu impacto.