As taxas de juros estão subindo globalmente e no Brasil, e tudo isso está ocorrendo em um cenário local de debates políticos ferozes devido a um processo eleitoral polarizado.
 
A perspectiva de menor crescimento econômico, juntamente com inflação mais alta e aumento das taxas de juros, aumentou a volatilidade do mercado. Dado o cenário complexo atual, acreditamos que uma abordagem mais conservadora da gestão de portfólio faz sentido por enquanto.

Investindo no Brasil: Algo no caminho

Leia trecho do relatório “Investindo no Brasil - Algo no caminho”

A guerra na Ucrânia elevou os preços do gás e das principais commodities agrícolas. Isso só agravou o desafio da inflação persistente como resultado da pandemia e seu impacto nas cadeias de suprimentos. As taxas de juros estão subindo globalmente e no Brasil, e tudo isso está ocorrendo em um cenário local de debates políticos ferozes devido a um processo eleitoral polarizado.

O Banco Central do Brasil (BCB) luta contra a inflação há um ano. Elevou a taxa de juros de 2% há um ano para 11,75% em sua última reunião, em março. Prometeu mais 1% de aumento na taxa na próxima reunião, o que tornaria as taxas reais no Brasil entre as mais altas do mundo.

A inflação global também está subindo, e alguns bancos centrais do mercado desenvolvido estão apenas começando a abordar essa questão. A perspectiva de menor crescimento econômico, juntamente com inflação mais alta e aumento das taxas de juros, aumentou a volatilidade do mercado. Dado o cenário complexo atual, acreditamos que uma abordagem mais conservadora da gestão de portfólio faz sentido por enquanto.

Em nossa alocação tática de ativos, rebaixamos os ativos globais para menos preferidos, atualizamos títulos de taxa pós-fixadas para a mais preferidos e mantemos uma posição neutra sobre títulos pré-fixados, indexados à inflação, ações, fundos multimercados, fundos imobiliários e ativos alternativos.

Faça o download do relatório

Conecte-se a LatAm Access+ para ler “Investindo no Brasil” e acessar a todo o conteúdo que oferecemos.


Explore mais

Mulheres e Investimentos: revendo aconselhamento patrimonial

Entenda as diferenças entre as jornadas patrimoniais dos homens e das mulheres.

Descubra como Investir no Futuro de Nova York

A cidade de Nova York emergiu da crise e olha para o futuro com sua tradicional ousadia.

Perspectivas de Investimentos Sustentáveis na América Latina

Os países têm o potencial de remodelar suas economias e melhorar a sustentabilidade do planeta.