women balancing

Existem inconvenientes habituais que podem ser evitados com ações temáticas de longo prazo que estejam estabilizadas para assim poder aproveitar das oportunidades duradouras. Neste relatório, destacamos a importância da diversificação da carteira e avaliação de sobreposições para obter um portfólio que possa melhor enfrentar as volatilidades do mercado.

Investimentos de longo prazo

Apresentamos nossa estratégia para manter a estabilidade da carteira através de investimentos diversificados e complementários

¿Por que diversificar?

As oportunidades de longo prazo esperam capturar oportunidades para a próxima década e além, mas elas não são imunes as flutuações do mercado nesse ínterim. O valor atual de uma empresa é avaliado com base em uma taxa de desconto e no número de anos até o fluxo de caixa esperado, portanto, qualquer aumento nas taxas de juros reduz o valor do negócio. É por isso que os investidores precisam evitar a alocação excessiva de qualquer tema para não exacerbar as perdidas em momentos de condições não favoráveis.

Estratégia “core-satellite”

Uma maneira de evitar desvantagens temáticas típicas é utilizando a estratégia “core-satellite” (núcleo-satélite). O “core” (núcleo) consiste em uma solução ampla que engloba vários temas que fornecem uma base robusta de oportunidades correspondentes ao perfil de risco e retorno do investidor. Essa alocação de “core” é complementada por alocações “satellite” (satélite) para temas diversificados de longo prazo.

Avaliação da sobreposição

Além de diversificar os investimentos, também devemos ficar de olho à sobreposição, já que isso pode causar concentração em um único tema mesmo em empresas diferentes. Para evitar “colocar todos os ovos na mesma cesta,” é essencial avaliar a combinação de cada investimento para selecionar temas que complementam o portfólio atual.

Não perca nenhum detalhe

Leia o informe completo sobre os investimentos a prazo mais longo.


Deseja saber mais? Fale com os nossos especialistas

Mude a sua seleção

Explore mais