O que são commodities e como investir nelas

Nesse tutorial, apresentamos uma visão geral dos mercados de commodities, analisando o que os impulsiona e que tipo de função eles podem desempenhar em sua carteira.

Tudo sobre commodities

As commodities são peças fundamentais para a construção da sociedade e da economia

O que são commodities?

Basicamente, as commodities são qualquer coisa que cultivamos ou extraímos do solo. Os investidores tendem a dividi-las em cinco categorias: energia, metais industriais, metais preciosos, commodities agrícolas e pecuárias.

 

O mercado mais global em energia é o petróleo bruto, cujo preço é influenciado pela oferta e demanda e por uma série de fatores, entre eles a saúde da economia global.

 

Os principais metais industriais incluem alumínio, níquel, zinco e cobre. Sua crescente demanda foi impulsionada pela popularidade dos veículos elétricos, que, com suas tecnologias de bateria, precisam de quatro vezes mais cobre do que os veículos de combustão interna. Os principais metais preciosos são: platina, prata e, obviamente, ouro, que é usado como um porto seguro em períodos de crises políticas e financeiras.

 

Os preços das commodities agrícolas (como milho, trigo, algodão e café) e da pecuária são impactados por tendências de longo prazo, como a mudança climática, e por fenômenos como a diminuição do acesso à água potável, a invasão urbana galopante e a perda de biodiversidade.

Por que elas são importantes?

Por que os mercados de commodities são importantes para os investidores?

 

Os mercados de commodities são vitais para os investidores por três razões fundamentais. Primeiro, eles desempenham um papel econômico importante e têm impacto no crescimento econômico e na inflação. Por exemplo, um aumento de 100% nos preços do petróleo gera um aumento de 2,3 pontos percentuais de aumento dos preços ao consumidor.

 

Em segundo lugar, os produtores de commodities, como mineradores e perfuradores, formam um componente crucial dos índices do mercado de ações e podem ter um forte impacto em empreendimentos da nova economia, como a fabricação de veículos elétricos.

 

Em terceiro lugar, os investimentos diretos em commodities podem ter benefícios substanciais para se proteger contra a inflação ou conquistar exposição a tendências estruturais.

Em uma carteira

Que função elas desempenham em uma carteira?

 

As commodities podem ser acrescentadas às estratégias de investimento por muitas razões. Podem ser usadas para se proteger contra riscos como conflitos geopolíticos ou inflação. Essa é uma questão especialmente atual hoje em dia com a invasão da Ucrânia pela Rússia, uma das maiores produtoras mundiais de petróleo e gás natural.

 

Os investidores com exposição direta às commodities podem tirar proveito do aumento dos preços das commodities, embora muitas vezes haja uma desfasagem entre o aumento do preço real das commodities e os preços das ações relacionadas a elas. Além disso, uma cesta de commodities geralmente tem um bom desempenho nas crises econômicas quando as ações perdem terreno, pois as ações precificam o futuro, enquanto as commodities estão mais focadas no aqui e no agora.

Inconvenientes

Embora tenha se tornado mais fácil investir em commodities com contratos futuros e do aumento da indexação, os investidores podem ser justificadamente desencorajados por vários inconvenientes.

 

Ao contrário dos índices de ações, as commodities geralmente não seguem uma tendência constante de aumento. Os preços das commodities também podem ser autocorrigidos, pois incentivam mais a produção. Por exemplo, um aumento no preço do petróleo leva a mais perfuração e inovações na extração e localização de reservas. Da mesma forma, os preços mais altos dos grãos levam os agricultores a plantarem mais e a investirem na eficiência das colheitas. Devido a essa vantagem limitada, a maioria dos investidores não profissionais considera as commodities como um ator coadjuvante em suas carteiras.


Explore mais

Descubra as últimas ideias de investimento

Registre-se em LatAm Access+ para acessar ideias de investimentos.

Uma introdução às ações: Perguntas mais frequentes

Neste relatório, examinamos diferentes aspectos do investimento em ações.

Uma estrutura de investimento de impacto para futuro melhor

Conheça uma estrutura para mobilizar investimentos de impacto por um mundo melhor.