Retorno sobre valores

A expectativa da maioria dos investidores sustentáveis é ter melhor desempenho e maior impacto

 

No nosso mais recente UBS Investor Watch, fizemos uma pesquisa com mais de 5.300 investidores em 10 países sobre investimentos sustentáveis. Descobrimos que, embora alguns investidores compreendam o conceito básico, há uma confusão disseminada sobre termos relacionados a investimento sustentável, suas diversas abordagens e até mesmo seu impacto. Por exemplo, os investidores fazem pouca distinção entre as três maiores abordagens de investimento sustentável: investimento de exclusão, de integração e de impacto (para facilitar, incluímos um glossário aqui).

Normalmente, uma educação melhor leva a uma maior adoção. Os investidores sustentáveis, por exemplo, foram influenciados por diversas fontes, incluindo consultores profissionais, familiares, amigos e a mídia. Nove em dez citaram o impacto de um consultor em sua decisão de investir sustentavelmente. 

A adoção de investimentos sustentáveis varia consideravelmente entre diferentes países. Por exemplo, os mercados emergentes da China e do Brasil indicam que têm as maiores taxas de adesão, enquanto apenas 12% dos investidores dos EUA têm algum tipo de investimento sustentável (definido como pelo menos 1% dos ativos alocados a investimentos sustentáveis).

Poucos investidores esperam sacrificar os retornos quando investem sustentavelmente. Na verdade, 82% acreditam que os retornos sobre investimentos sustentáveis equipararão ou superarão os retornos sobre investimentos tradicionais.
Os investidores enxergam as empresas sustentáveis como responsáveis, bem geridas e inovadoras, sendo, deste modo, bons investimentos.

Se os investidores estiverem certos, é provável que mais empresas adotem práticas sustentáveis. Talvez assim o mundo realmente se torne um lugar melhor.

Você está interessado em investimento sustentável?

Descubra como pode alinhar seus investimentos aos seus valores.

Glossário

Investimento sustentável integra preocupações societárias, valores pessoais ou uma missão institucional a decisões de investimento.

Três maneiras principais para investir sustentavelmente:

Exclusão

Exclui empresas ou setores de carteiras quando não estão alinhados aos valores de um investidor.

Integração

Integra fatores ambientais, socais e de governança corporativa (ESG, environmental, social and corporate governance) a processos de investimento tradicionais, buscando melhorar o risco e o retorno da carteira.

Investimento de impacto

Investe com a intenção de gerar impacto ambiental e social mensurável junto com um retorno financeiro.


 

Investidores são motivados por valores sustentáveis, embora não os apliquem a decisões de investimento

Criar um planeta melhor é extremamente importante para 65% dos investidores. Em busca desse objetivo, vários investidores deliberadamente baseiam suas decisões de gastos, hábitos de estilo de vida e até mesmo de escolhas de carreira nos valores que mais prezam. Por exemplo, 69% dos investidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas cujas práticas eles apoiam.

Contudo, uma quantidade significativamente menor de investidores aplicam seus valores aos investimentos que fazem. Atualmente a nível global, apenas 39% mantêm investimentos sustentáveis em suas carteiras, definidos como pelo menos 1% de seus ativos disponíveis.

Investidores que enxergam a melhora do mundo como uma alta prioridade


Valores pessoais orientam decisões de alta importância


Sempre reciclo os produtos que uso, faço doações a instituições de caridade e participo em projetos sustentáveis sempre que posso.

Brasil, sexo feminino, 33

Sem uma proteção ambiental responsável, ninguém sobreviverá neste planeta, mesmo aqueles que tiverem toda a riqueza do mundo.

Hong Kong, sexo masculino, 50


Confusão em relação aos investimentos sustentáveis deixa os investidores receoso

É provável que uma adesão mais ampla aos investimentos sustentáveis não ocorra devido a essa confusão. Sete em dez investidores (72%) consideram a linguagem do investimento sustentável complexa e menos da metade está familiarizada com o próprio termo. 

Além disso, os investidores fazem pouca distinção entre as principais abordagens do investimento sustentável: investimento de integração, de exclusão e de impacto.

Os termos relacionados a investimentos sustentáveis confundem os investidores


Conhecimento limitado dos conceitos de investimento sustentável


Percentual de conhecimento de cada um

O conhecimento limitado e a falta de informação sobre investimentos sustentáveis são fatores que me afastam deles.

Suíça, sexo masculino, 68

Tenho a impressão de que o conceito de investimento sustentável ainda não é muito conhecido.

China, sexo masculino, 32


 

O investimento sustentável varia significativamente entre diferentes países

A adoção de investimentos sustentáveis é consideravelmente diferente entre os países. Investidores na China, no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos são mais propensos a dizer que possuem alguns investimentos sustentáveis, enquanto os investidores nos EUA e no Reino Unido estão muito atrás do resto do mundo.

Quando os investidores envolvem-se em investimentos sustentáveis, normalmente estes representam uma parte significativa de suas carteiras: A alocação média em todos os países é de 36%. Por exemplo, entre os investidores sustentáveis, os EUA na verdade têm a maior alocação média (49%), indicando que, enquanto poucos americanos investem sustentavelmente, aqueles que o fazem estão comprometidos com a abordagem.

Grande divergência na adoção de investimentos sustentáveis


Percentual de investidores que dizem ter no mínimo 1% de seus ativos em investimentos sustentáveis

Esses tipos de investimento me impactam a nível pessoal. Consigo ajudar a resolver questões ambientais e sociais que atualmente estamos enfrentando.

EAU, sexo masculino, 36

Compreender os diversos fatores que fazem parte do investimento às vezes pode ser muito difícil.

Reino Unido, sexo feminino, 50


Investimento sustentável em ascensão

Espera-se que a adoção do investimento sustentável cresça significativamente, de 39% de investidores hoje para 48% ao longo dos próximos cinco anos. Além disso, vários investidores esperam aumentar a alocação de investimentos sustentáveis em suas carteiras.

Na verdade, 58% dos investidores esperam que o investimento sustentável se torne a abordagem padrão para investimento em 10 anos. Investidores nos EAU, na China e na Itália são os mais convencidos de que investimentos sustentáveis serão predominantes. Somente um terço dos investidores nos EUA e no Reino Unido concordam com isso.

Adesão crescente aos investimentos sustentáveis


Percentual de investidores com investimentos sustentáveis

Alocação média em investimentos sustentáveis

Os investidores esperam que o investimento sustentável se torne o novo padrão


Percentual que concorda que investimentos sustentáveis serão predominantes em 10 anos

O investimento sustentável deve ser uma tendência saudável que qualquer investidor responsável presta o mais alto nível de atenção.

Hong Kong, sexo masculino, 50

O investimento sustentável inevitavelmente emergirá como predominante.

China, sexo masculino, 32


 

Investidores sustentáveis têm grande foco no impacto ambiental

As políticas e práticas das empresas com relação à poluição, mudanças climáticas e recursos hídricos são extremamente importantes para investidores sustentáveis. A maioria dos investidores, especialmente na China e em Hong Kong, tem foco em abordar questões ambientais em suas carteiras.

Investidores sustentáveis também têm foco nos produtos e serviços produzidos pelas empresas, no modo como tratam seus funcionários, na governança e na ética.

Áreas de foco de investimento sustentável


Foco primário na poluição e em resíduos


Me preocupo com a água, que é um recurso fundamental e vital, que devemos preservar.

Alemanha, sexo masculino, 34

Tenho grande interesse em melhorar as condições climáticas. A poluição do ar tornou-se um problema muito comum e desejo ter um impacto nisso.

Reino Unido, sexo feminino, 50


Novas estratégias sustentáveis estão atraindo mais investidores

No passado, boa parte dos investimentos sustentáveis tinham foco em excluir determinadas empresas de uma carteira. Agora, mais investidores sustentáveis são atraídos para investimentos de integração e de impacto. A abordagem de integração busca incluir empresas que tenham políticas positivas de sustentabilidade. O investimento de impacto permite aos investidores apoiar uma causa específica enquanto buscam um retorno financeiro.

Os investidores no Brasil são mais propensos a buscar investimentos de impacto, enquanto os na China são mais propensos a decidir por uma abordagem de integração ao investimento sustentável. A exclusão ainda mantém o maior apelo nos EUA.

Adoção de estratégias de investimento sustentável


Estratégias de investimento sustentável variam por país


O investimento sustentável tem foco em instituições comprometidas com o bem-estar de futuras gerações, com o meio ambiente e o respeito pelos direitos humanos.

Brasil, sexo masculino, 34

Para mim, investimento sustentável significa evitar empresas que não têm interesse em melhorar o nosso mundo.

EUA, sexo feminino, 55


 

Investidores sustentáveis não enxergam troca entre valores pessoais e retornos

O investimento sustentável estimulou um longo debate: os investidores devem sacrificar ou nãoos retornos para investir de acordo com seus valores. A grande maioria dos investidores sustentáveis não acredita que tal compromisso seja necessário. Um total de 93% acredita que investimentos sustentáveis gerarão retornos sobre o investimento iguais ou superiores em comparação com investimentos tradicionais. Três-quartos (75%) dos investidores sem investimentos sustentáveis concordam.

Investidores sustentáveis enxergam as empresas sustentáveis como bons investimentos, com base em práticas comerciais mais sólidas, melhor gestão e pensamento visionário.

Investidores sustentáveis não enxergam a necessidade de sacrificar retornos


Por que os investidores escolhem a sustentabilidade


Percentual que concorda com as afirmações abaixo

Uma empresa com sua gestão concentrada em apresentar uma oferta socialmente responsável é interessante.

Brasil, sexo masculino, 41

O investimento sustentável considera as questões sociais e gera retorno sobre o investimento. É sobre fazer esse equilíbrio funcionar para você.

EUA, sexo masculino, 45


Em diversos países, os investidores esperam obter retornos consideravelmente diferentes dos investimentos sustentáveis

Metade dos investidores acreditam que os investimentos sustentáveis superarão os investimentos tradicionais. Outro terço de investidores (32%) espera o mesmo desempenho de ambos. Somente 11% acreditam que investimentos sustentáveis terão um desempenho inferior ao dos investimentos tradicionais.

As expectativas de retorno variam significativamente em diferentes países. Por exemplo, no Brasil, onde a adoção de investimentos sustentáveis é relativamente alta, 77% de todos os investidores acreditam que os investimentos sustentáveis superarão os investimentos tradicionais. Nos EUA, apenas 19% dos investidores esperam que investimentos sustentáveis gerem retornos mais elevados.

Os investidores são otimistas em relação aos retornos sustentáveis


Expectativas de retorno para investimentos sustentáveis vs. investimentos tradicionais

Expectativa de superação do desempenho


Percentual de todos os investidores que esperam que os investimentos sustentáveis tenham desempenho superior

Investimentos sustentáveis beneficiam o investidor e proporcionam uma influência positiva na sociedade. Eles ajudam a otimizar uma carteira de investimentos.

China, sexo masculino, 36

Investimentos sustentáveis geram melhores retornos ao nos dar um futuro financeiramente mais seguro e sustentável.

EAU, sexo masculino, 38


 

Para aqueles que não aderem, o impacto desconhecido é o principal fator de impedimento de fazer investimentos sustentáveis

Entre 61% dos investidores sem investimentos sustentáveis, 72% afirmam que mensurar o impacto é difícil. Vários investidores ponderam: Se excluírem as ações de uma empresa de sua carteira, a empresa será estimulada a mudar suas práticas questionáveis? Se investirem em um fundo que fornece capital a empreendedoras do sexo feminino, elas conseguirão fazer seus negócios crescerem mais rápido?

Vários investidores (68%) que resistem ao investimento sustentável acreditam que as opções não estão solidamente estabelecidas, apontando para o histórico e para uma falta de empresas sustentáveis bem conhecidas.

Por que alguns escolhem não investir de forma sustentável?


Percentual que concorda com as afirmações abaixo

Estou relativamente interessado em fazer investimentos sustentáveis, mas preciso de mais informações. Por que os investimentos são sustentáveis e de que forma mensuram os retornos exatamente?

Singapura, sexo masculino, 37

Não há registros anteriores ou resultados comprovados que deixam claro que essa estratégia de investimento tem um bom desempenho.

Itália, sexo masculino, 50


Apesar das barreiras, vários dos que não aderem têm interesse em investimentos sustentáveis

Entre os investidores que atualmente não investem de forma sustentável, quatro em dez estão altamente interessados em fazê-lo. Esse interesse varia significativamente por país e é particularmente forte na Suíça, no Brasil e nos EAU, e menor em Singapura, Hong Kong e nos EUA.

Advisors são determinantes na promoção de maior envolvimento entre aqueles que não aderem. Por exemplo, nove em 10 investidores sustentáveis citam a influência de um consultor em suadecisão de investir sustentavelmente, seguido por familiares e amigos.

Vários dos que não aderem estão altamente interessados em investimentos sustentáveis


Percentual daqueles que não aderem e que manifestam alto interesse em investimentos sustentáveis

Advisors são os principais influenciadores do investimento sustentável


Tenho interesse, mas busco trabalhar com um advisor para realizar meus investimentos. Eles buscam o melhor retorno para seus investidores.

EUA, sexo masculino, 58

Gosto da ideia de fazer investimentos sustentáveis, mas não tenho muita disposição em pesquisar sobre eles.

EUA, sexo feminino, 59


Destaque geracional

 

Investidores mais jovens estão mais envolvidos em fazer investimentos sustentáveis

Há maior probabilidade de que os investidores mais jovens (18 a 34 anos) estejam mais familiarizados com investimentos sustentáveis e que já os tenham em suas carteiras. Sete em 10 desses investidores mais jovens esperam que os investimentos sustentáveis superem o desempenho dos investimentos tradicionais, em comparação com apenas um terço de investidores com mais de 65 anos.

A maioria dos investidores mais jovens tem investimentos sustentáveis


Percentual de investidores com no mínimo 1% de seus ativos disponíveis em investimentos sustentáveis

Os investidores mais jovens estão otimistas em relação aos retornos dos investimentos sustentáveis


Percentual de investidores que esperam que os investimentos sustentáveis tenham desempenho superior aos tradicionais

O investimento sustentável me proporciona um bom retorno financeiro juntamente com paz interior. Consigo dormir tranquilamente sabendo que estou melhorando o futuro da sociedade.

Suíça, sexo masculino, 34

Me sinto melhor quando sei que estou fazendo o meu melhor para salvar as gerações futuras e a Mãe Terra.

Singapura, sexo feminino, 28


Destaque da prosperidade

 

Os investidores com patrimônio elevado são os mais otimistas em relação aos investimentos sustentáveis

Os investidores com patrimônio elevado são aqueles com maior propensão a ter investimentos sustentáveis em suas carteiras e ter alocações significativamente maiores a esses produtos. Eles também têm maior propensão a acreditar que os investimentos sustentáveis superarão os investimentos tradicionais.

Os investidores com patrimônio elevado têm as maiores alocações em investimentos sustentáveis


Alocação média em investimentos sustentáveis

Os investidores com patrimônio elevado esperam um sólido desempenho dos investimentos sustentáveis


Percentual de investidores que esperam que os investimentos sustentáveis tenham desempenho superior aos tradicionais

O investimento sustentável me trouxe tranquilidade. Não estou fazendo isso por reconhecimento ou recompensa, mas por minha satisfação e bem-estar.

Itália, sexo masculino, 64, US$ 10M a US$ 50M

A satisfação de fazer algo positivo para a sociedade junto com a natureza segura de investimentos sustentáveis é um importante benefício.

Reino Unido, sexo masculino 50, Mais de US$ 50M


Sobre a pesquisa

O UBS Global Wealth Management oferece consultoria e soluções financeiras para clientes de patrimônio elevado, institucionais e corporativos em todo o mundo. Como parte das nossas principais capacidades de pesquisa, nós conduzimos investigações regularmente para acompanhar de perto suas necessidades, seus
objetivos e suas preocupações. Desde 2012, o UBS Investor Watch acompanha, analisa e divulga o sentimento dos investidores de alto patrimônio.    

As pesquisas do UBS Investor Watch abrangem uma variedade de tópicos, incluindo:

  • Sentimento financeiro geral
  • Perspectiva e preocupações econômicas
  • Metas e preocupações pessoais
  • Principais tópicos, como envelhecimento e aposentadoria.

Para esta edição do UBS Investor Watch, pesquisamos mais de 5.300 investidores de alto patrimônio (com um mínimo de US$ 1 milhão em ativos disponíveis). A amostra global foi dividida em 10 mercados: Brasil, China, Alemanha, Hong Kong, Itália, Singapura, Suíça, EAU, Reino Unido e EUA. A pesquisa foi realizada entre junho de 2018 e agosto de 2018.